Seguros de vida clássicos
Artigo sobre os Seguros de vida clássicos. Conheça a importância do seguro de vida
Como já vimos os seguros de vida enquadram-se no ramo vida fazem parte da classificação legal de seguros. Pois assumem características próprias.
Os seguros do ramo vida dividem-se em 3 tipos de de possibilidades na forma como funcionam. Pois podem actuar em caso de morte e também em caso de vida. Se forem accionados por qualquer forma são seguros de mistos. Assim vamos caracterizar e explicar cada uma destas formas de do seguro de vida clássico.
Tipos de Seguros de vida
Existem 3 tipos de seguros de vida: em caso de morte, em caso de vida e para as 2 em simultâneo. Se o o risco de morte é feito a pensar nos que nos são próximos, o seguro em caso de vida é a pensar em nós.
Seguro de vida em caso de vida
Em caso de vida o cliente recebe o valor acordado no fim do contrato. Caso ocorra óbito da pessoa segura não existe lugar a qualquer pagamento por parte da seguradora. Este tipo de seguro caiu em desuso com a acrescente oferta de produtos financeiros de investimento. Apesar de ainda estar em comercialização pelas seguradoras as vendas são residuais.
Seguro de vida em caso de morte
Em caso de vida o cliente não recebe qualquer valor no final do contrato. Em caso de morte os benefecíarios da apólice recebem o valor contratado, è sempre melhor que não exista qualquer pagamento, pois é sinal que não morreu ninguém.
Seguro de vida em caso de vida e em caso de morte
Estes seguros também podem ser denominados de seguros de vida mistos. A seguradora terá sempre de indemnizar. Em caso de vida o cliente recebe o capital contratado em caso de morte os benefíciários recebem o capital contratado. Nestas situações o prémio do seguro é elevado, já que a seguradora terá sempre de desembolsar fundos.
Este tipo de seguro já não é muito usual hoje em dia, sendo mais interessante para os clientes contratarem um seguro de vida em caso de morte para previdencia à sua familia e subscrever um produtos financeiro como investimento.
Cobertura ou incidência
Este tipo de seguros tem apenas incidência na vida de uma pessoa, os seguros que normalmente são comercializados pelos mediadores e seguradoras muito utilizado e exigido pelos bancos na obtenção de crédito bancário incorpora uma outra cobertura: a invalidez, podendo ser total e absoluta ou definitiva. Oferecendo assim uma protecção adicional ou contemplado novas situações que fazem activar o seguro e a respectiva indemnização com o pagamento do capital seguro.
Prémio dos seguros de vida
O custo de um seguro de vida para o mesmo capital seguro é proporcionar à idade, assim num seguro para o risco de morte, quanto mais idade tiver maior será o prémio a pagar. Se for um seguro para o caso de vida no final do contrato quanto mais idade tiver menor é o custo. Funciona na razão inversa.