Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Seguros de Acidentes Pessoais e Vida com menores deduções fiscais

Artigo explicativo sobre Seguros de Acidentes Pessoais e Vida com menores deduções fiscais

calculadora e dinheiroCom o aproximar do fim do prazo para a entrega do IRS aumentam os pedidos da 2ª via da declaração para efeitos de IRS relativamente aos seguros. Se ainda não recebeu a declaração da sua seguradora não pense que a mesma se extraviou, a verdade é que não foi sequer emitida.

Deduções cortadas

As anteriores deduções fiscais relativamente aos seguros de Vida e Acidentes Pessoais deixaram de poder ser incluídas no IRS de 2012. Para evitar confusões, as seguradoras deixaram simplesmente de as emitir. Por outro lado, os seguros de Saúde continuam a ser dedutiveis.

Como em todas as regras também neste caso existe uma exceção: o Estado manteve a dedução dos seguros de vida para os contribuintes deficientes ou com profissões de desgaste rápido como é o caso dos mineiros e pescadores.

Seguros mantêm importância

À semelhança dos PPR também os seguros de Acidentes Pessoais e o seguro de Vida valem por si só. Não os deve subscrever unicamente com o intuito de deduzir mais uma despesa no IRS, mas sim como uma mais-valia para o caso de lhe suceder algum imprevisto.

Poupar sem cortar

E natural que, em tempo de crise, tente deduzir ao máximo as suas despesas. No entanto pondere bem sobre aquilo que vai eliminar para cortar na despesa corrente. Por exemplo é preferível aumentar um pouco mais o capital de um seguro de vida do que possuir vários em diversas seguradoras. Verifique qual a mais barata e opte por essa, mas não se desfaça de todas as apólices seguro: os acidentes acontecem e é nas dificuldades que os seguros são necessários.

É igualmente importante verificar qual o grau de invalidez relativo ao seguro de vida mais barato. Na hora de optar por uma das apólices confirme qual o grau de invalidez referente a cada uma. É natural que a Invalidez Absoluta e Definitiva seja mais barata que a Invalidez Total e Permanente. Mas esta última é muito mais abrangente do que a primeira. Posso dizer que de todos os processos de sinistro com que já lidei nenhum foi de Invalidez Absoluta e Definitiva. Ou seja existem mais probabilidades de ocorrer um sinistro que cause uma invalidez superior a 65% do que a pessoa ficar completamente dependente de cuidados de terceiros.

Não se deixe influenciar pela ausência dos incentivos fiscais. Subscreva os seus seguros pela sua importância.

Pesquisa do blog