Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Riscos específicos do investimento em Florestação

Conheça os riscos de investir na exploração florestal.

Para apuramento do risco de investimento, podemos comprara os Betas das empresas do sector, assim na base teórica encontra-se um valor para apurar o custo do capital e a rentabilidade.

Contudo neste tipo de investimento será sempre bom fazer uma análise dos factores que condicionam e viabilizam o projecto, tais como: Risco de incêndio, Recebimento da venda, preço da pasta de papel, condições meteorológicas e manutenção da exploração florestal.

Risco de incêndio

Os incêndios são talvez o risco que acompanha toda a evolução do projecto, podem inviabilizar economicamente o projecto. Convêm por isso diversificar, utilizar parcelas de terrenos afastadas umas das outras. Para  assim minimizar os riscos em caso ser vítima do fogo.

A limpeza das florestas, até mesmo em redor da exploração florestal dão também uma ideia dos potenciais riscos a que se está sujeito. Fazer essa limpeza pode minimizar as probabilidades de estar sujeito a este risco.

Recebimento da venda

Um outro problema que aflige quem possui madeira para venda, é mesmo a quem a vender, pois existe a forte possibilidade de lhe levarem a madeira e não receber o seu valor, assinar um contrato com o madeireiro ou serração não deve ser uma possibilidade, mas sim uma realidade.

O histórico das empresas deste sector pode não servir de muito, pois a história do sempre pagou a todos, já não pega, pois sempre pagou mas pode deixar de pagar precisamente com os clientes actuais.

Preço da pasta de papel e da madeira

Sendo a referência para o preço de venda, não é possível nas pequenas explorações fazer muito para contornar a situação, se bem que com um contrato de futuros com posição compradora pode bloquear o preço de determinada data.

Condições meteorológicas, clima e solo

As condições meteorológicas afectam mais o início da exploração, pois a fase de plantação é necessário que as culturas “peguem”, assim condições favoráveis são sempre bem vindas, em tempos de seca terá possivelmente que se regar  para favorecer o rácio de sucesso da plantação.

O clima e a morfologia dos solos específicos da zona de implementação do projecto também podem ser considerados como um risco para o sucesso da cultura.

Manutenção da exploração florestal

Terá também que se contar com a manutenção necessária para que as arvores crescem no potencial máximo, lavrando a terra de tempos a tempos, adubar e derramar as arvores das pernadas que retardam o crescimento do tronco principal.

Pesquisa do blog