Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Reduzir despesas em transportes e em deslocações

O dinheiro gasto mensalmente em transportes representa, para a maioria das pessoas, uma das maiores fontes despesa entre todos os seus encargos mensais. Sendo utilizados para a maioria das deslocações feitas, sejam elas de trabalho ou lazer, os transportes representam hoje em dia um papel imprescindível na vida de praticamente qualquer pessoa, fazendo assim também com que se tornem enormes consumidores de capital. A mobilidade é que todos queremos, mas tem os seus custos!

Sendo esta uma época de austeridade, não existe razão absolutamente nenhuma para não tentar reduzir o dinheiro que gasta em nas deslocações. Dinheiro esse que, mesmo sem se aperceber, poderia ser alvo de outras aplicações, permitindo-lhe assim manter uma situação financeira um pouco mais estável e encontrar formas para investir o seu dinheiro.

Algumas dicas para poupar em transportes:

– Reeduque alguns dos seus hábitos de condução, como é o caso da velocidade a que dirige o seu automóvel. Hábitos como conduzir muito rapidamente ou aguardar em longas filas de espera com o motor ligado estão nas causas do consumo elevado de combustível, que acaba por se revelar como um grande inimigo financeiro. Sabendo isto, tente contornar estes mesmos hábitos, pois são eles que lhe permitirão poupar quantias bastante significativas de dinheiro em transportes. Sem fazer sacrifícios, basta ter atitude.

– Esteja sempre bastante atento aos preços praticados pelas estações, e nunca prescinda de optar pela mais barata. Ainda como complemento, nunca se esqueça de aproveitar os cupões promocionais que são distribuídos por algumas superfícies comerciais, e que lhe poderão ajudar a obter um desconto bastante significativo na compra de combustível.

– Diminua ao máximo a utilização de certos extras do automóvel, como é o caso do ar condicionado, sendo que estes contribuem de forma bastante activa para o aumento de consumo de combustível.

– Utilize mais vezes os transportes públicos, como alternativa ao seu automóvel. A utilização de comboio ou autocarro para percorrer um determinado percurso diário poderá, ao fim do mês, ficar-lhe mais barato do que a utilização de um automóvel, sendo que através da aquisição de um passe poderá conseguir valores inferiores a 50% daquilo que gastaria em combustível para o seu automóvel. E ainda pode ler enquanto se desloca, é uma extra.

– Prescinda do carro para percursos de curta distância. Muitas são as pessoas que não hesitarão em pegar num automóvel para percorrer distancias por vezes inferiores a 1km, o que faz com que o dinheiro mensal gasto em transportes seja muito superior àquilo que, na verdade, poderia ser. Em alternativa, escolha a caminhada, que não só lhe fará bem à saúde como também ao bolso. Também se traduz num momento para afinar ideias e organizar pensamentos.

Conclusão

Ao poupar dinheiro em transportes, estará a criar a possibilidade de o gastar em bens de maior importância, assim como juntar uma boa quantia que lhe garanta um futuro mais estável a nível financeiro e abre também as portas do investimento. Podendo assim multiplicar o seu património.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.