Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Razões e ideias para investir durante a crise

Investir em tempo de crise pode parecer um conceito estranho e nem sempre consensual. O nosso primeiro instinto é guardar o nosso dinheiro, tentar poupar o máximo possível e esperar que a crise passe sem que tenhamos sofrido muito durante a mesma. Muitos consideram e recomendam que o melhor é esperar por uma nova tendência para investir, assim uma das opções será sempre aplicar o dinheiro em produtos de capital garantido, pelo menos teoricamente e aguardar por momentos mais prósperos para investir de novo. Já aqui demos ideias para proteger o dinheiro em tempos de crise, por isso convêm apresentar mais algumas ideias que podem ser uma alternativa.

No entanto, períodos de crise económica oferecem possibilidades e oportunidades de investimento que devem ser ponderadas e surgem também investimentos alternativos que se pode ter em conta:

Investir em ouro

O ouro é um metal que ao longo da história sempre reteve o seu valor, e continua a ser o pilar de qualquer economia. Ao contrário da moeda de qualquer país, podemos sempre contar com o valor do ouro. Em tempo de crise é natural que o seu valor aumente, tal como foi referido no artigo: investir em ouro, investir em ouro é um refúgio seguro, contudo e após a valorização dos últimos tempos, não sabemos se existe espaço para a subida ou se é oportuno fazer aquisições. Mas como forma de proteger fortunas é recomendado, pois pode ficar de fora do sistema financeiro na forma de barras ou moedas.

Bolsa de valores

Em tempo de crise, existem sempre grandes oportunidades de investimento nas bolsas de valores. O valor das acções de certas empresas tende sempre a descer e isto está comprovado na história, em que mesmo depois de guerras e depressões as grandes empresas e certo tipo de empresas conseguem posteriormente recuperar o seu valor. Na medida certa o investimento nos mercados bolsistas é das melhores alternativas para ganhar rendibilidades elevadas, mas também é acompanhada de riscos na mesma medida, pode-se ganhar e pode-se perder.

Inovação e novas tecnologias

Se certos mercados mais tradicionais estagnam durante uma crise, outros em que você for capaz de apresentar projectos inovadores com ideias novas podem proporcionar boas oportunidades de negócio. As grandes empresas e bancos também dão prioridade a projectos inovadores, com maior capacidade de singrar. As novas tecnologias e marketing online são exemplos de áreas que podem florescer nestas alturas, preparando terreno para obter retorno logo no início do novo ciclo económico, o esperado crescimento.

Empresas de países em desenvolvimento

Tenha em mente que as chamadas crises globais nunca são globais, a actual centra-se principalmente na Europa e na América do Norte. As economias emergentes, actualmente o Brasil, Índia, Rússia e China continuam a crescer e não são afectadas pelos mesmos condicionalismos de outros países. Empresas destes países podem ser boas opções de investimento e surgem como uma boa alternativa para diversificar a carteira de investimentos. Uma hipótese é a compra de unidades de participação de fundos de investimento sectoriais, para quem seja mais avesso ao risco ou tenha menor capacidade financeira para fazer investimento directo em acções.

Electrodomésticos económicos

Não é o típico investimento, mas se já estava a pensar em comprar um novo frigorífico ou máquina de lavar, esta é a altura ideal para investir em electrodomésticos economizadores de energia e água. Ao contrário do típico investimento em acções ou outros bens financeiros, este investimento não lhe dará lucro, mas permitirá que poupe bastante dinheiro no futuro em contas e ao ritmo que o custo de tipo de bens aumenta, pode até ser um investimento com retorno garantido.

Invista em você próprio

O melhor investimento é no conhecimento, pois o seu retorno tende para o infinito. Prepare-se para entrar no mundo dos investimentos financeiros, invista em si próprio, na sua formação ou na continuação dos seus estudos. Num mercado de trabalho com um ambiente cada vez mais competitivo, é importante permanecer com um currículo atractivo e com experiência aprofundada na área onde deseja fazer carreira.

Em altura de crise os empregos melhor remunerados são mais escassos, e só os candidatos melhor preparados vingarão. Às vezes nem os melhores conseguem manter o posto de trabalho em momentos de redução de custos, agora imagine-se os outros.

ideias para investir em tempos difíceis não faltam, por vezes falta é a coragem para assumir riscos e aplicar as poupanças de forma a ganhar, expondo-se ao risco

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.