Quer pedir um empréstimo, conheça os elementos definidores do crédito
Saiba o que as condicionantes para a obtenção de crédito. Saiba quais são os elementos definidores do crédito
Antes de pedir um empréstimo bancário, saiba quais são os componentes ou critérios utilizados pelas instituições financeiras para avaliação e atribuição de empréstimos.
Os elementos definidores do crédito bancário são: finalidade do empréstimo (o que vai fazer com o dinheiro), garantia (como garante que paga) , montante (relação do crédito/valor do bem), prazo (por quanto tempo vai precisar do dinheiro), reembolso (como vai pagar), taxa de juro (custo do dinheiro), custos e confiança (relação com o banco).
Finalidade do empréstimo
As instituições financeiras não concedem crédito sem antes saberem qual o uso que pretende dar a essa verba, com a excepção do crédito consolidado, mais nenhuma modalidade pode por norma ser utilizado para liquidar outros créditos.
Garantias
As instituições financeiras transaccionam dinheiro, assim não têm interesse nas garantias constituídas para a garantia do empréstimo, a instituição financeira precisa saber sim que vai receber de volta o dinheiro que emprestou, apesar de serem utilizadas hipotecas ou avais, o negócio dos bancos é dinheiro logo não têm interesse em casas.
As garantias podem ser reais ou pessoais. As garantias reais implicam bens, sejam eles imóveis ou transacionáveis como as penhoras de títulos financeiros.
As garantias pessoais são as garantias não palpáveis, como exemplo temos: aval, fiança e consignação de rendimentos.
Montante
O banco define montantes máximos para os empréstimos conforme seja a finalidade dos mesmos. Pois será diferente pedir um crédito para a aquisição de uma habitação ou para a aquisição de um viagem.
Prazo ou duração do empréstimo
O prazo de reembolso do empréstimo fica definido no início do contrato, sendo este também definido em virtude do tipo de finalidade do empréstimo. Estabelecendo a periodicidade do mesmo. Não fará sentido emprestar dinheiro com a duração superior a 24 meses para um crédito férias, as probabilidades de incumprimento poderiam ser fortes.
Reembolso ou amortização do crédito
O reembolso do empréstimo será a amortização do capital em dívida. Também definido na contratação do crédito.
Taxa de juro
Ao capital em dívida é aplicada uma taxa de juro composta. A formação da taxa de juro é geralmente feita através da indexação às taxas de referência acrescida de um spread. Contudo também existem créditos com taxa fixa, sobretudo nos créditos de menor duração, como exemplo um crédito automóvel.
Custos
Para a contratualização de empréstimo existem custos inerentes. Análise de processo, custos de avaliação, custos de dossier, custos de processamento, seguros, etc.
Confiança
Um factor muito importante, a sua relação com o banco será aqui cotada, o banco só empresta dinheiro a quem confia que no futuro irá pagar as prestações do crédito atribuído. Esta confiança advêm muitas vezes com da relação com o gestor de conta ou de balcão, pois se é conhecido, e só tem sido cumpridor nas suas responsabilidades anteriores, o gestor fará uma pré-analise positiva de si, até porque não há razão para que não confiem em si.
Para conseguir recursos para as suas necessidades, será necessário reunir um conjunto de elementos apreciados pelas instituições financeiras, se for de encontro ao que os bancos apreciam sairá beneficiado nos custos, taxas e juros a pagar, caso contrário será carregado com um maior esforço financeiro da sua parte ou até mesmo a não concessão de crédito. Pois as entidades financeiras são cada vez mais rigorosas a quem e como emprestam os seus recursos, o ideal é não correrem riscos desnecessários.
Estes são os principais elementos definidores do crédito bancário, tendo conhecimento será mais fácil e pedir os seu crédito com a consequente aprovação.