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Qual o valor de um email

O email é uma porta de entrada para estabelecer contacto/comunicar com pessoas e pode ser utilizado de forma massificada ou individualizada. O valor depende sempre se o email é recebido e se depois é lido/visualizado. Pois obter ou criar emails pode ser conseguido muito facilmente. Apenas através de um domínio podem ser criados infinitos emails.

Os 2 tipos de email

Se bem que um endereço de email não passe disso mesmo, a verdade é que existem 2 formas de os obter, uma sem o consentimento do proprietário, das várias formas possíveis, outras através da inscrição/cedência/ interesse do proprietário.

Email = SPAM

O Spam são mensagens que podem ser difundidas via email, comentários em blogues, etc, na tentativa de obter algum rendimento, nem que seja apenas visitas para um website ou vendas através de afiliados. Caracteriza-se por serem mensagens indesejadas, pois geralmente não têm qualquer interesse para os receptores.

Se a forma intrusiva de conseguir emails reduz o seu valor para próximo do zero (embora existam excepções) podemos verificar que quando se obtêm os emails por vontade do proprietário o seu valor aumenta exponencialmente, pois abre esses emails.

Confirmação de interesse

De forma a reduzir o SPAM e a dar credibilidade aos programas que facilitam o envio de emails, por exemplo o FeedBurner, é obrigatório a confirmação do interesse do subscritor através do primeiro email enviado. Assim é garantido para esses serviços que foi efectivamente o proprietário do email que subscreveu, que permite a recepção de emails e é até do seu interesse.

Pela importância que têm vários programas de envio de newsletters, solicitam esse opt-in (confirmação) para que os emails enviados sejam vistos com regularidade e sejam entregues aos destinatários, pois caso contrário arriscam-se a cair na caixa de spam (emails indesejados) dos serviços de correio electrónico, como o Hotmail ou o Gmail. Às vezes não são recepcionados de forma nenhuma!

Email = cliente

A avaliação de um email pode ser comparado ao valor de um cliente, ou seja o valor potencial de venda através do email. Assim também existem clientes que compram e subscritores que abrem os emails. Se assim pode-se dizer que o valor do email é ajustado ao potencial de margem de lucro que se pode obter com ele.

Quanto vale um email para mim

Apesar de ter múltiplos formulários para obter o email dos visitantes dos meus sites/projectos, não tenho uma estratégia de venda através dos mesmos, utilizo o email apenas para fidelização, pois é uma forma mais inteligente de fazer crescer os projectos.

Atribuo grande valor por isso aos emails que consigo, pois são a forma de manter contacto com leitores e utilizadores sem ter de gastar dinheiro,

Inscreva-se para receber

Uma técnica muito comum é oferecer recompensas a quem se inscrever em determinada newsletter, pode ser uma ideia a utilizar no futuro, contudo, se as pessoas se inscreverem apenas para receberem o brinde, não produz muito resultado, pois o que se pretende é que abram os emails que lhes vão sendo enviados e se não têm interesse no assunto dos mesmos lá se vai todo o esforço por água abaixo.

Email Marketing

Se antigamente era o mail marketing através de cartas, folhetos, que recebíamos nas nossas caixas dos correios, que tinham como objectivo efectuar vendas, hoje a caixa do correio é electrónica. O custo de envio de emails é quase nulo, ao passo que as cartas, requeriam papel e selo (franquia) para chegar até nós.

Não querendo adiantar ainda muito sobre o email Marketing, este é um negócio de milhões, com muitos conceitos e técnicas. O que no fundo interessa é que este é realizado através de email, o que atribui muito valor aos emails.

Taxas de conversão nos emails

As taxas de conversão são valores percentuais de concretização do objectivo meta que podem ser aplicados em diversas situações, por exemplo no caso do email, se envio 100 emails e apenas são abertos 5, quer dizer que a taxa de conversão para esse envio é de 5%. Existem até padrões de taxas para a insdústria que se referem as listas.

Técnicas para obter emails

Dada a sua importância existem muitas técnicas para obter com consentimento esses endereços, para o mesmo assunto podem ter-se vários resultados, será como dar um pequeno empurrão ao visitante para se tornar em leitor/subscritor. Os formulários utilizados têm assim um papel fundamental e um alteração na cor ou no posicionamento do mesmo provoca resultados bem diferentes. Os pop-ups (que se abrem na página originam bons resultados, pois coloca o foco do visitante nesse  momento na acção que pode tomar. Aí a mensagem de apelo à subscrição também pode ser vital para concretizar o objectivo.

Eu e os emails

Eu não gosto de SPAM, assim tenho bastante respeito pelas pessoas que subscrevem os minhas iniciativas através de email e posso demonstrar que consigo ter altas taxas de abertura dos emails, como no exemplo da imagem . Apesar de ter ainda poucos subscritores nessa newsletter, a taxa de abertura é estonteante, a rondar os 90%, isso só significa que o que envio é totalmente do interesse dos subscritores.

As minhas listas ainda são pequenas, mas com o tempo irão crescer! Apesar de utilizar pop-ups, espero em breve podem utilizar um forma diferente (menos intrusiva) de chamar a atenção dos visitantes para a subscrição das minhas listas.

Para terminar se desejar  receber as actualizações do investidor.pt através de email  faça o favor de se inscrever aqui, ser-lhe-á enviado um email de confirmação onde é necessário carregar num link para activar a subscrição. Depois fique a par de tudo o que se vai aqui introduzindo!

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