Promover um negócio através de eventos
Saiba como promover o seu negócio através dos diversos tipos de eventos que podem ser criados. Vantagens de participar em eventos do ponto de vista empresarial
Muitas são as formas e meios para divulgar um negócio, a utilização de eventos é mais uma forma de o fazer.
Promovendo o networking, a ampliação da rede de contactos e dando a conhecer a nossa organização ou mesmo nós próprios. Quando se utilizam eventos, por regra presenciais, existe contacto humano, sendo uma óptima forma de expôr perante terceiros as nossas actividades. Também existem eventos online, como webinars.
Não podemos descurar nenhuma oportunidade de promoção empresarial, até medirmos o retorno desse investimento. Os eventos dão-nos alguns indicadores que nos podem ajudar a medir esse retorno, pois é fácil contar o número de participantes. Depois ainda existe o efeito colateral, pois a divulgação do próprio evento também nos dá a conhecer e confere geralmente até uma imagem positiva. Este último efeito terá medição mais difícil.
Quais os eventos que se podem utilizar
Existem muitos tipos de eventos, por exemplo, workshops, feiras, colóquios, congressos, eventos formativos, reuniões, exposições, enfim, muitas são as designações que podem tomar. Resumidamente é reunir um conjunto de pessoas ou organizações em torno de um tema ou assunto, tendo como base um objectivo.
Dependendo dos objectivos, da dimensão do negócio, do orçamento e até da actividade assim são as iniciativas a considerar. Podemos utilizar os eventos de diversas formas: como organizadores ou como parceiros.
Todos podem organizar um eventos, seja de forma individual ou em cooperação. Também se pode beneficiar de eventos alheios através das parcerias, por exemplo apoiando determinada iniciativa. Por exemplo sendo orador ou formador num iniciativa.
Eventos gratuitos ou pagos
Um dos factores mais espetaculares deste tipo de iniciativa, é que se pode ganhar dinheiro através da venda de ingressos, bem como através da venda de espaços a entidades que tenham interesse em associar-se à iniciativa. Isto é juntar o útil ao agradável, promove-se um negócio e ainda se ganha dinheiro.
Existem negócios que são isto mesmo, organização de feiras temáticas, cobrando aos expositores e aos visitantes.
Os eventos gratuitos como workshops têm vindo a ganhar espaço e são cada vez mais frequentes, pois são uma forma simples de comunicação e de ganhar algum reconhecimento imediato, por exemplo através da formação gratuita.
Um aspecto importante e que não deve ser descurado é o followup após o evento, solicitar que os intervenientes dêem a sua opinião através de um questionário é fácil e consegue-se reunir material para melhorar próximas iniciativas semelhantes. Também se podem utilizar os contactos reunidos para posteriormente vender algo, caso o evento não o permita logo.
Vantagens associados à criação de eventos
Um das coisas que não pode ser esquecida é a ampliação da rede de contactos, pois é um dos factores que potencia ou condiciona o desenvolvimento de actividades empresariais. Quanto mais pessoas conhecemos, maior é o leque de pessoas que nos podem ajudar a concretizar metas e objectivos. Sem contactos é cada vez mais difícil obter o que desejamos. Vejamos o caso do emprego, cada vez mais é conseguido através de conhecimentos, amigos e recomendações. O que não tem nada de mal, um dia desenvolvo este tema. Uma das coisas essenciais é sair de casa, conhecer pessoas, fazer coisas e desenvolver relações.
Os tempos que correm estão repletos de iniciativas, cada vez mais se utiliza o contacto pessoal para promover empresas e negócios, pois são uma das formas mais fáceis de fazer e ser falado.
Ser falado por boas razões é do melhor. A criação de um evento, como a sua divulgação e execução envolve várias pessoas o que produz sempre alguma conversa, nos círculos de amigos. Os eventos trazem consigo autoridade para quem os organiza e para quem neles participa.
Divulgar eventos
Para encontrar eventos ou para divulgar os nossos próprios eventos existe um site que actua a nível mundial, e que também já existe em Portugal EventBrite www.eventbrite.pt. O Facebook também permite divulgar eventos, criando ligação com as pessoas e por vezes algum buzz social. (Faq Facebook Eventos). Outro sistema gratuito de difusão de eventos pode ser conseguido através do calendário do Google, Google Calendar.
Media partners ou parceiros na divulgação do eventos, também são importantes, hoje com a internet, o proprietário de um blog pode ajudar bastante na promoção de iniciativas empresariais. Tradicionalmente os media partners eram os meios de comunicação social. O retorno dos media partners, dependerá do tipo de evento, e na receptividade por parte das pessoas, e claro do preço, se for um evento pago.
Depois temos também a publicidade tradicional e as relações públicas, por exemplo através de comunicados à imprensa.
Este artigo visa demonstrar as potencialidades associadas não só à criação como à participação. Muitas são as iniciativas que podem trazer resultados positivos para uma organização, bem como a nível pessoal. Por isso, considerar este tipo de iniciativa para promover um negócio faz muito sentido. No mínimo testar o impacto destes nos nossos negócios. Também podemos encarar os eventos como um negócio, a organização de eventos é um negócio actual e do futuro.