Poupar dá trabalho
Saiba que poupar requer tempo e trabalho.
Poupar não é só deixar de gastar, é optimizar recursos, organizar, ou seja por vezes para poupar é necessário realizar tarefas ou acções com vista a poder gastar menos. Assim tem de se trabalhar a poupança, dedicar algum tempo a encontrar formas de poupar e depois podemos canalizar essas poupanças para investir ou dar a nós próprios alguns “mimos”.
Se ao organizar coisas pode-se ganhar espaço, organizar e redefinir os serviços que adquirimos frequentemente gera por si também poupanças isto porque as coisas muda e o que era bom no passado pode já não o ser.
Organizar também dá trabalho: ideias para ganhar espaço
Por exemplo, rescindir contratos com assinaturas de revistas ou de organizações em que somos sócios também dá o seu trabalho, mas sem rescindir continuará a ser debitada na conta bancária a mensalidade ou anuidade dos serviços. O pior é que por vezes nem se usufrui minimamente dos benefícios de ser sócio.
Um pequeno exemplo: o Inatel, possui uma anuidade bastante baixa, contudo se se passam anos e anos sem usufruir dos benefícios acabam por não ter utilidade alguma tornando-se num desperdício financeiro puro.
As minhas poupanças recentes
Os últimos tempos têm sido dedicados à organização de pequenos projectos online, com vista a reduzir os custos, se no passado reduzi em 50% os domínios de internet que possuía, desta vez a ênfase foi nos custos em alojamento web. Assim transferi cerca de 20 sites para uma nova conta de alojamento, eliminando 2 contas. A poupança financeira até nem foi muito significativa, mas foi mais um pretexto para avaliar a continuidade desses projectos.
A grande poupança vai ocorrer com a eliminação de uma conta num servidor de email marketing, a rentabilidade deste investimento era muito duvidosa, tal como os benefícios (para mim e para os subscritores da newsletter do investidor.pt). Na verdade, transferi os subscritores dum outro projecto para outra entidade que fornece os serviços gratuitamente, o que originou uma poupança de 29$ mensais, é quase o dinheiro para pagar um almoço.
A propósito desta alteração de servidores, acabei por reformular o meu site de apresentação pessoal, agora no endereço: www.nunocasimiro.com. Vou tentar dar a conhecer um pouco mais de mim;-)
Alguns artigos sobre poupança, que podem ser de interesse para quem quer poupar:
- Poupar com bom senso
- Poupar por mudar de residência
- Simular para poupar
- Poupar sem sacrifícios
- Poupança milionária: deixar de fumar
- Secção: Poupanças
A verdade é que sem trabalho e organização é fácil desperdiçar dinheiro, assim dedicar algum tempo a este tema permite usufruir ou utilizar melhor os recursos que dispomos. Pois a poupança, permite-nos investir ou canalizar os ganhos para pequenas satisfações pessoais. Utilizar melhor o dinheiro que dispomos torna-se indispensável nos tempos que correm, o dinheiro é cada vez mais escasso, utiliza-lo com racionalidade não é mais do que obrigatório, a menos que sejamos milionários ;-)
Poupar não é diferente de investir
Tudo dá o seu trabalho e demora o seu tempo a ser concretizado. Investir dá trabalho, pois é necessário seleccionar os activos onde se vai alocar a poupança, criar um negócio, dá ainda mais trabalho, pois é necessário acompanha-lo permanentemente, tal como os investimento mais arriscados. Por exemplo para investir na bolsa pressupõe uma série de requisitos fundamentais para poder ganhar dinheiro: Como investir na bolsa.
As recompensas ocorrem sempre no fim de um processo e as poupanças confirmam essa regra, são necessárias acções hoje, para poder poupar no futuro. Saber utilizar os recursos que dispomos é cada vez mais uma condição para poder ter ou manter uma situação financeira familiar equilibrada, tal com possui um orçamento de finanças pessoais.