Perfumarias, negócio dos perfumes
Artigo dedicado ao negócio da perfumaria. Aspectos importantes para quem pretende comercializar perfumes
A comercialização de produtos de perfumaria encontra-se posicionado no sector terciário. Vindo colmatar necessidades de nível de higiene e bem-estar.
O comércio de perfumaria é suportado em comércio a grosso e a retalho e caracteriza-se por ser um negócio sem restrições, ligado ao livre comércio.
Se na vertente da higiene pode dizer-se que seja uma necessidade de nível primário, segundo a pirâmide de Maslow , a satisfação de necessidades de bem-estar, posiciona-se nas necessidades de auto-estima. Assim podemos dizer que esta actividade pode ser encarada por estes dois prismas.
Caracterização do sector de actividade
Factores como a importância cultural do corpo, o poder de compra generalizado e o alargamento do seu público-alvo estão associados a expansão do mercado de cosmética e perfumaria nas sociedades ocidentais tendo sido por isso uma grande oportunidade no passado.
No mercado português a mercado da beleza e da higiene tem registado um bom desenvolvimento com base no surgimento de linhas específicas de produtos para o canal da grande distribuição, da maior oferta das marcas no comércio moderno e também como a introdução de produtos dos reservados à distribuição selectiva.
Estado da indústria
A indústria encontra-se numa fase de maturidade, na generalidade das vertentes de comercialização, assim são mercados “maduros”: grandes superfícies, distribuição selectiva, venda por catálogo e farmácias, na comercialização através dos respectivos canais de distribuição. Sendo por isso de difícil a entrada, ou representa elevados custos de entrada. O único método de comercialização que ainda pode ser explorado é o comércio electrónico, uma das grandes tendências de todo o comércio de produtos e onde ainda não existe uma referência, apesar de já existirem inúmeros sites (lojas online) a vender perfumes.
Produtos que podem ser comercializados dentro deste nicho de mercado são: Perfumes, águas de toilette e águas-de-colónia.
Factores críticos de sucesso da industria da perfumaria
- Celeridade no atendimento e entrega dos produtos;
- Qualidade do serviço prestado (clientes satisfeitos e esclarecidos);
- Disponibilidade de produtos;
- Qualidade e originalidade dos produtos oferecidos;
Motivo da compra de perfumes pode ter 2 finalidades distintas: Uso próprio, ou para elementos do agregado familiar ou para ofertar em forma de presente, sendo por isso um mercado apetecível.
O negócio da perfumaria e cosmética é altamente competitivo e as margens de comercialização são baixas, por norma a rondar pos 20%, um entrave a concretização de um negócio nesta area é o investimento inicial para stock, já que os perfumes são dos líquidos mais dispendiosos do planeta. Um litro (10 embalagens de 100ml) de perfume Hugo Boss Bottled (original) custa sensivelmente 600€!
Existem também cópias dos perfumes originais, são perfumes de linha branca com fragrâncias idênticas aos originais e vendidos por preços muito inferiores, pois não incorporam custos de desenvolvimento de novos perfumes, apenas é produzido algo idêntico aos perfumes mais conhecidos.
Uma oportunidade são os perfumes feitos a partir de casa, com os ingredientes certos é possível criar os próprios perfumes e quem sabe criar um negócio com base na originalidade e exclusividade que os perfumes feitos em casa podem representar.
Fazer perfumes em casa
Para iniciar a produção de perfumes em casa irá necessitar de alguns produtos, nomeadamente: Essências e produtos base. Depois será necessários fazer experiências, ou seja, várias combinações de essências e quantidades até encontrar aromas que façam sentido. Com base neste processo e com a recolha de impressões sobre os mesmos de amigos pode encontrar algo de original que satisfaça as necessidades de algumas pessoas. A forma de comercialização mais simples será através da sua rede de contactos, e tudo dependerá da satisfação dessas para que se possa pensar em algo de maior dimensão.
É completamente diferente vender perfumes provenientes das grandes marcas (perfumaria selectiva) e produtos caseiros ou de linha branca, se bem que os caseiros possam ser originais e exclusivos, penso que não seja fácil triunfar neste sector, em qualquer das hipóteses apresentadas.