Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Passos para começar a investir em acções

Aprenda a investir na bolsa com os Passos para começar a investir em acções

tela com números

O investimento directo em acções é uma das opções que maior retorno. Pode trazer dissabores no curto prazo. Mas as recomendações são sempre para investir no longo prazo. Onde a rendibilidade história das acções nos Estados Unidos da América é de 7% (taxa anualizada)  nos últimos 100 anos!

O risco e o conhecimento para actuar no mercado é muito específico. Depende sempre da visão de cada um. Ou modelo adoptado para fazer a valorização das empresas e do risco dos títulos.

Existe sempre muito a dizer sobre os investimentos em mercado financeiros. Muitas são as teorias e estratégias que se podem aplicar. Umas mais apropriadas para o curto prazo ou com melhores resultados para o longo prazo.

Investir nos mercados financeiros é uma das formas de investimento que mais adrenalina trás aos investidores. Existe quase sempre muita volatilidade, não existem certezas, tanto se pode ganhar como perder.

Uma notícia pode afectar o valor de uma carteira pouco diversificada, de uma forma espectacular. A descoberta de um poço de petróleo pode elevar as cotações de uma empresa exploradora subir100%. Ou a notícia de irregularidades na gestão de um banco pode afundar o título de forma estrondosa. Normalmente as acções também sofrem quebras e subidas acentuadas nos momentos antes e após a apresentação de resultados das empresas.

Os mercados acionistas são quase sempre um jogo de soma nula, ou seja: quando uns ganham outros estão a perder. Apesar de existirem muitas teorias sobre o investimento em acções nem sempre elas se concretizam. Ocorrendo muitas vezes o chamado efeito irracional nos mercados.

Para investir em bolsa é necessário:

Ter dinheiro –  Apesar de se poder recorrer sempre a fontes de financiamento, nada melhor que iniciar o investimento com capitais próprios.

Ter vontade de ganhar mais dinheiro – É preciso ter alguma vontade para expor o seu dinheiro à volatilidade dos mercados. É também necessário um pouco de espírito de aventura especialmente nas primeiras transações de bolsa.

Vontade de aprender– Também aqui é necessário ter uma mente aberta. Para as novas situações que podem acorrer para que na próxima vez possa triunfar no próximo movimento similar.

Não ter medo de perder – Tanto é possível ganhar como perder no investimento em acções. Pode-se ganhar muito, bem como perder também muito. Uma possível estratégia é diversificar o portfólio de acções para diminuir o risco. Contudo também diminui o potencial de valorização da carteira.

Estar informado – É fundamental saber o que se passa à nossa volta para poder decidir de forma mais esclarecida. Especialmente no momento em que se forma opinião sobre o que se vai fazer: comprar, vender ou manter.

A visão para o futuro é directamente afectada pelo informação que se possui. Quanto mais informação e conhecimento, mais fundamentadas são as decisões. Logo as probabilidades de sucesso serão maiores.

Ter tempo – Apesar de não ser totalmente essencial é necessário. Pode-se investir no longo prazo, o que requer menor atenção aos mercados. Ter tempo para acompanhar os mercados é simplesmente fundamental. Fazer a gestão da carteira de investimentos é o grande segredo para ganhar na bolsa. Ajustes à carteira por trimestre, semestre ao anualmente são essenciais.

Não é difícil ganhar dinheiro na bolsa. No entanto requer experiência. Essa experiência começa com investimentos de baixo montante. De forma a aprender sem ter a possibilidade de perder muito.

Pesquisa do blog