Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Passos para atingir o sucesso, não existem segredos.

O sucesso é algo ambíguo, não tem uma definição concreta, pode-se dizer que é atingir os objectivos ou conseguir fazer algo de extraordinário. É claro que o sucesso pode não ser eterno, por vezes existem sucessos que pouco tempo depois fazem parte do passado e já ninguém se lembra desse momento. Assim é bom não ficar preso no passado e olhar para a frente porque o futuro é já amanhã.

Não existem segredos para atingir o sucesso, existem sim atitudes que podem levar a caminhar em direcção ao sucesso, seja ele financeiro, profissional, familiar, espiritual ou simplesmente social.

Proatividade

Uma das características que faz uma grande diferença, querer fazer mais, utilizar o tempo da melhor forma para poder produzir mais, no fundo é não se restringir às tarefas que não levam à construção de coisas novas, nomeadamente estar sempre colado ao ecrã do televisor, que não leva a lado nenhum. Ser pró-activo é cada vez mais o factor de diferenciação entre as pessoas, quem se resigna não vai a lado nenhum apenas quem tem sede de vitória e acredita pode atingir os seus limites e as suas metas pode ter sonhos mais altos.

Ser positivo

Já se escreveram milhares de livros sobre auto-ajuda e a conclusão acaba por ser sempre uma única e bastante simples: se não acreditar não vai mesmo conseguir. Se não for positive vai falhar. Baseado um pouco em poderes da mente e da atração. Pense positivo atraia coisas positivas, se for pessimista atrairá coisas negativas.

Ávido de saber

Querer aprender sempre mais é outra das caracteristicas que permite evoluir a todos os níveis. Permite não ficar preso a velhos conceitos e negócios. Existem sempre novas descobertas, novas formas de vender ou de produzir. Na medicina por exemplo estão sempre a aparecer novas descobertas, o médico que não acompanhar estas evoluções não pode proporcionar aos seus utentes/pacientes as melhores soluções para combater as doenças. O mesmo se passa nas outras actividades.

Informado

A informação é hoje abundante, mas continua a ter um valor imensurável, nos dias de hoje é necessário fazer a triagem do que realmente interessa, pois é impossível seguir todos os canais informativos ou temas abordados. A Gestão ensina-nos que devemos tomar decisões informadas, mas na medida certa.

Empreendedorismo

Sempre se disse, que quem não arrisca não petisca. E é bem verdade, quem quer ficar no conforto do seu sofá, pode não conseguir ter tempo para empreender, seja num novo negócio ou num novo investimento. Emprender é não desistir de alcançar o que se ambiciona. Demore o tempo que demorar, falhando as vezes que forem necessárias até conseguir vencer. Se for preciso tentar e falhar 20 vezes para atingir um sucesso, o melhor é falhar as 19 o mais rápido possível para chegar ao topo mais depressa.

Persistência

Uma das características essenciais para quer quer atingir resultados é não desistir, por vezes acontece que as metas poderiam ser atingidas caso houvesse maior persistência. Não se podem abandonar objectivos ao mínimo sinal de contrariedade. O ideal seria apostar tudo em atingi-los, os líderes da motivação assim o aconselham.

Organização

A organização permite optimizar o tempo que se dispõe, estar munido de uma agenda para facilitar e não ocupar a mente com assuntos menores, exemplo: datas de reuniões e encontros, assim permite utilizar esse espaço na mente para desenvolver novas ideias, novas oportunidades. Também aqui podemos incluir o planeamento, sem ele caminha-se em direcção ao desconhecido depositanto todas as esperanças na sorte de nos cruzarmos com o sucesso.

Criatividade

A diferença entre ser milionário ou bilionário pode residir na utilização desta capacidade que apenas está ao dispor dos seres humanos. A criação de ideias permite inovação e descoberta de soluções que transformam a sociedade e ao mesmo tempo permitem tirar partido de oportunidades que surgem.

Atingir o sucesso até parece fácil, contudo por vezes é ainda mais fácil adiar para outro dia o que se pode fazer agora, vulgo procrastinar.  Não deixe para amanhã o que pode fazer já hoje, assim poderá aproveitar o dia de amanhã para fazer coisas novas.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.