Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Passos para a criação de uma empresa

Conheça os passos para a constituição de uma empresa. Lista de entidades que podem apoiar na criação de empresas

pessoa a estudarAs novas tecnologias trouxeram algo de muito bom para os empreendedores que querem formar uma empresa. Hoje existe um conjunto alargado de serviços online, que facilitam a agilizam o processo de constituição de uma empresa. Muitos destes programas tê proveniência dos chamado programa SIMPLEX. Agora é tudo na hora!

Se na procura de bons investimentos o caminho é longo e estreito, na criação de uma negócio empresarial o caminho tem muitas faixas de rodagem desde o início. Assim a parte inicial requer muito tempo despendido em recolha de informação e procedimentos para iniciar a viagem de forma regular.  Temos ao nosso dispor o Portal da Empresa que em muito ajuda na obtenção de informação sobre todas as fases do processo de constituição do negócio. Da ideia à sua implementação.

  • Portal da empresa
  • Marca na Hora
  • Empresa Na hora
  • Segurança Social directa
  • Portal das Finanças

Nos organismos oficiais encontra-se a informação sobre tudo o que é necessário, basta procurar e não desistir, já que a informação por vezes é tanta, e as caixas de pesquisa dos sites não apresentam resultados enquadrados com os termos da pesquisa. Mas a informação está lá quase de certeza.

Se em termos legais as tarefas até são simples, a morosidade de certos processos teima em dificultar a vida de quem quer empreender, por exemplo as candidaturas a incentivos financeiros ocupam o topo da pirâmide da perda de tempo. Pois ao que parece a questão do licenciamento já foi ultrapassada, pelas medidas introduzidas recentemente no processo de licenciamento de actividades, mas deverá ser só para algumas. A questão do licenciamento não é linear, já que cada município pode estabelecer as suas regras, assim o que  é necessário para um determinado local pode não ser válido para outro, aqui ainda é necessário harmonizar os procedimentos de forma a facilitar o acesso.

Apoio ao empreendedor

Existem entidades que têm como objectivo apoiar a constituição de empresas ou negócios próprios, o Estado disponibiliza assim um conjunto mais do que alargado de soluções, que às vezes não é fácil encontrá-las. O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é uma destas entidades, promove frequentemente reuniões de esclarecimento sobre as medidas e formas de incentivo à criação de empresas. Apoios financeiros a fundo perdido, onde se destaca o incentivo a indivíduos desempregados.

As organizações que mais utilidade podem oferecem são as incubadoras de empresas, um conceito fantástico ainda muito subaproveitado pelas entidades governamentais, uma das mais dinâmicas é referente a apoiar iniciativas de empreendedoras (apenas sexo feminino) ANE.

O site do IAPMEI oferece várias  informações úteis para quem quer criar um negócio, claro que na maior parte dos casos é informação genérica, mas é sempre importante ter esse conhecimento.

Algumas instituições que pode ser útil consultar antes de empreender:

  • IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais
  • AEP – Associação Empresarial de Portugal
  • AIP – Associação Industrial Portuguesa
  • ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
  • ANE – Associação Nacional das Empresárias

Incentivos financeiros

Quando se pode obter ajudas financeiras para iniciar um negócio é ouro sobre azul, na verdade as ajudas são apenas adiantamentos, pois mais tarde ou mais cedo a empresa tem de pagar impostos, taxas e contribuições que se podem traduzir na devolução das importâncias recebidas. De qualquer maneira é sempre bom contar com um incentivo na parte inicial do projecto. Também existem incentivos à expansão, contratação, modernização ou internacionalização das empresas.

Recolha de informação

Cada actividade comercial tem as suas especificidades, assim é importante conhecer as entidades ligadas ao sector, bem como ter acesso a estudos, relatórios e análises sobre o mercado. Na criação de uma empresa é sempre necessário fazer vários estudos: mercado, concorrência, consumidores, fornecedores, etc. Quando mais conhecimento tiver sobre a actividade mais fácil é estabelecer estratégias para abordar o mercado de forma vencedora.

Este artigo dá inicio ao uma série de artigos relacionados com a criação de empresas, apesar de ser uma abordagem genérica ao processo de criação de empresas, em breve serão introduzidos novos capítulos sobre este assunto complementando os principais aspectos a ter em conta no planeamento que leva à constituição de uma empresa.

Pesquisa do blog