Os negócios que eu mais gosto
Saiba quais são os negócios que considero mais atrativos. Listagem das categorias de negócios onde podia desenvolver negócios pessoais
Tudo pode ser um negócio, mas existem negócios que são mais próximos das pessoas por diferentes razões. Seja por gostos pessoais ou por vivências. Pessoalmente apenas admito possuir negócios eticamente correctos. Onde se ganha dinheiro honestamente, se bem que por vezes nalguns negócios se possa pensar de forma diferente.
Para mim, um negócio deve começar com dimensões reduzidas, baixo investimento e boas possibilidades de expansão. Claro que traz as suas limitações, pois para criar um negócio de alta rendibilidade desde o início será necessário construir um projecto de investimento com valores mais avultados. Permite uma abordagem diferente ao mercado. No entanto as minhas preferencias recaem precisamente no oposto. Construir lentamente um negócio permite molda-lo e adapta-lo. Não esquecer que para ter um negócio: este pode ser criado de raiz ou pode ser adquirido através de uma aquisição.
As características mais apreciadas nos diferentes tipos de negócio são diversas, pois cada negócio é um negócio, contudo o baixo investimento inicial e a longevidade do negócio assumem um papel preponderante na comparação das mesmas.
Negócios ligados à agricultura
A raízes rurais, a minha infância levam-me a olhar para a agricultura como mais do que uma forma de subsistência, existem realmente bons negócios agrícolas capazes de concorrem com os grandes latifundiários.
Os produtos regionais como queijos, compotas, azeite, vinho, aguardente, produção de frutas e outros são capazes de criar uma boa base para criar um negócio prospero.
Negócios ligados ao artesanato
Todos podemos criar coisas novas, artigos da nossa criação, sejam bordados ou peças de joalharia caseira, tudo depende da nossa criatividade.
Aliás o artesanato é uma excelente forma de rentabilizar os tempos livres, fazer o que se gosta e ganhar algum dinheiro com isso, permite também pensar posteriormente em lançar uma marca própria e expandir o negócio.
Negócios tradicionais
Apesar do comércio tradicional estar a cair, os negócios tradicionais têm algo que mais nenhum outro negócio permite, contacto humano diferenciado. Muitos destes locais conhecem os seus clientes pelo nome, encontrará isso em mais algum lado? Talvez não. Uma padaria, um restaurante, uma papelaria, um talho, uma peixaria ou outro negócio semelhante.
Negócio industrial
Para criar uma indústria pode ser necessário um investimento superior a outro tipo de actividade, e mesmo apesar da crise existe sempre oportunidade para criar algo com valor.
Comprar uma fábrica em dificuldades e transformar/optimizar os seus processos também é algo em que poderia investir.
Os elementos fundamentais que considero indispensáveis como fabricante são: design, padrões de qualidade dos produtos elevadas, utilidade dos produtos e política comercial arrojada.
Negócios de revenda
Ser distribuidor é um negócio necessário, distribuir produtos alimentares ou vender produtos reconhecidos no mercado podem ser uma ideia. Ser um agente comercial ou até mesmo um representante comercial são algumas das ideias que poderia facilmente utilizar para a criação do meu próprio negócio.
Negócios imobiliários
Poucas são as pessoas que não gostam dos negócios ligados ao imobiliário. Seja na compra e venda, recuperação de imóveis, leilões imobiliários ou arrendamento. As razões históricas com as valorizações que ocorreram criam expectativas elevadas, contudo e como já aqui foi abordado, têm muitos aspectos a considerar.
Negócios online
Os negócios na internet têm um enorme potencial de crescimento, pois a abrangência da rede, as novas gerações assim o permitem. A internet tem criado novos milionários do dia para a noite. Existem muitas formas de criar projectos online.
Ter um negócio online pode ir muito para além da criação de projectos onde as receitas são exclusivamente vindas de publicidade. Por exemplo o comercio electrónico é uma forma de transformar e expandir alguns negócios tradicionais.
Serviços
Existem alguns serviços que também se podem configurar no meu portfólio de investimentos empresariais. Aliás o negócio que pretendo desenvolver no futuro, e onde quero apostar tudo está ligado aos serviços a empresas. Existem muitos bons negócios de prestação de serviços: mudanças, entregas ao domicilio, turismo, saúde e bem estar, etc.
Poderia incluir mais um sem número de potenciais negócios onde me agradava ser proprietário, sócio ou acionista. Existem tantos bons negócios que é difícil lembrar-me de todos na redacção de um artigo. Mas na abordagem a cada tipo de negócio posso retirar os quais me agradam mais e os que não posso nem ouvir falar.
Negócios que não me interessam
Existem muitos negócios que não me interessam por várias razões, pois empresas que eu vá possuir deverão ter uma máxima, recursos humanos felizes e clientes satisfeitos.
Para poder possuir negócios onde o preço da mão de obra é o factor criador de riqueza ou venda de aldrabices, não está nos meus horizontes. Outra característica que é fundamental para mim é a longevidade do negócio, pois pretendo investir em algo que possa perdurar no tempo e se possível expandir.
