Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Obter e manter boa reputação no mercado

Se existe coisa que demora a construir e se esfumaça num instante é a reputação positiva, assim este factor é essencial na construção de uma marca para um negócio ou até mesmo para a imagem de cada um de nós. A reputação está muitas vezes ligada à imagem, como somos vistos ou é vista determinada Marca. A imagem que se transmite é crucial, seja numa prateleira de supermercado, numa negociação comercial ou numa entrevista de emprego.

A construção desta reputação baseia-se essencialmente de como queremos ser vistos pelos outros, no mínimo por grande parte das pessoas com quem lidamos ou estabelecemos contacto. E isto aplica-se quer estejamos a falar de pessoas, produtos ou serviços.

Empresas e negócios

Numa empresa a responsabilidade social é um mecanismo de aproximação às comunidades com vista à sustentabilidade do negócio. Esta responsabilidade pode ser percebida através de vários vectores, contudo o que mais importa para este artigo é a parte da ética nos negócios. Se não for um negócio ético a reputação da empresa e de quem está por detrás da mesma desaparece.

A construção de uma boa reputação pode levar anos, mas para a perder bastam alguns minutos.

As pessoas

Uma das técnicas de vendas que mais resultados pode trazer é mostrar a cara, quem está por detrás do negócio, ora, esta exposição poderá marcar pela positiva ou pela negativa. Basta lembramo-nos de imobiliárias que utilizam este mecanismo de forma intensiva. Esta é uma forma de humanizar o negócio.

Existem atitudes que se podem pagar caras, especialmente quando nos associamos a produtos ou iniciativas que em nada nos engrandecem como seres humanos. Assim todo o cuidado é pouco. Um erro desta natureza pode ser corrigido, contudo levará algum tempo até que as pessoas esqueçam determinada atitude.

Defraudar as expectativas é um risco que pode deitar por terra todos os esforços para atingir as metas.

Eu acredito que é possível ganhar dinheiro de forma ética e sem beliscar a reputação.  Eu preservo a minha imagem e a forma como pretendo ser visto, foi até por esta questão que escrevi o artigo: ganhar dinheiro hoje não. Esta questão seria ainda mais pertinente se pretendesse lançar algum produto para venda, o que está longe dos meus objectivos. Não pretendo vender nada aos meus leitores até porque uma das coisas de que as pessoas não gostam é que se mexa no seu bolso!

Considero que se deve dar muita relevância à imagem que queremos transmitir, pois isso é realmente importante, não devemos querer ser, mas sim demonstrar que o somos.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.