O que é preciso para fabricar pastelaria a partir de casa
Saiba o que é necessário para fabricar pastelaria a partir de casa
Fabricar a partir de casa, pode ser simples e ao mesmo tempo complicado, a questão do espaço a afectar ao negócio é simplesmente um problema, caso o negócio cresça. Antes de Iniciar o negócio convêm ter em mente tudo o que necessita e apurar o investimento inicial que é necessário fazer, pois os necessitará de algo mais do que tem em casa, como também a formação em pastelaria será sempre uma mais valia, pois fazer bolos está ao alcance de todos quantos queiram. Importa também analisar o que já aqui foi referido sobre esta temática: negócio de venda de bolos.
O que não se precisa de preocupar na fase inicial:
- Forno para a cozedura
- Acondicionamento de ingredientes
- Batedeira
- Recipientes
Por norma todos os lares têm estes utensílios de cozinha, logo apenas utilizará o que já possui.
O que precisa de adquirir
- Formas de bolos: Para não fazer os bolos todos iguais
- Formas de recorte: para fazer os enfeites do bolo
- Bases para os bolos e caixas para o transporte
- Vários tipos de velas
- Ingredientes específicos: massa de açucar, massa pan, etc.
Quando os negócios estão numa fase de construção existem sempre aspectos a melhorar e a pensar, montar a estratégia de todo o negócio necessita de fazer questões e responder às mesmas, como exemplo:
- Como serão feitas as entregas?
- Quais as formas que vou utilizar para divulgar o negócio?
- Preciso de vender quantos bolos por mês, para justificar o investimento inicial?
- E se o cliente não ficar satisfeito? Porque não ficou?
- Qual a capacidade de produção? Consigo fazer 30 bolos num dia?
- Qual a formas de pagamento que aceito?
- Onde encontro fornecedores? Qual o stock adequado?
- Como vou expandir o negócio? Interessa-me?
- O que quero realmente fazer? Nicho de mercado ou mercado de pastelaria?
- Quanto dinheiro quero ganhar? O que preciso fazer para atingir esse valor?
- Tenho o conhecimento necessário para iniciar esta actividade?
- Quero apostar neste negócio a sério? Ou só em part-time?
- Posso prescindir dos fins de semana? E as férias?
Se bem que a fase das perguntas pode ser aplicado a muitas outras actividades, é necessário ter consciência do que se quer realmente fazer, para não tomar passos estratégicos errados. Iniciar um negócio sim, mas totalmente planeado para não haver depois constrangimentos e aborrecimentos. Se bem que pode ser um lição, e a capacidade de improviso é inata aos portugueses, até o sucesso acontece por acaso, agora fazer tudo em cima do joelho é meio caminho andado para o sonho de ter um negócio próprio se tornar num pesadelo. Um pequeno exemplo de como as coisas podem correr mal: bolo de aniversário de 1Kg, a entregar em Almada, se a pessoa reside na Amadora, provavelmente nem ganha para o combustível consumido na entrega. Um exemplo motivador: vender 10 bolos/dia a um preço médio de 15 Euros cada, prefaz a módica quantia de 4500 Euros de facturação num mês.
O que é mesmo necessário para iniciar um negócio é ideias claras de como tudo se irá desenrolar, quanto mais objecções analisar menos problemas vai ter, se bem que depois existirão sempre novas situações condicionaram todo o negócio e que necessitam de resposta “just in time” ou no momento.
Divulgar o negócio
Todos os negócios necessitam de divulgação, assim é fundamental pensar em formas de divulgar a actividade para encontrar mais clientes. A internet pode ser o local ideal para fazer a divulgação, para saber mais visite: divulgação de um negócio e saiba também que pode criar um site gratuito para a sua actividade através dos sites para criar sites grátis.
