O melhor local para contratar um seguro
Saiba quais são os melhores locais para contratar os seus seguros. Conheça as vantagens e desvantagens de cada canal de contratação de seguros
Hoje em dia são cada vez mais as possibilidades, os locais tradicionais foram agora substituídos por novas formas derivadas das novas tecnologias. Assim surgiram os seguros online, contudo esta não é a única forma de estabelecer um contrato para segurar os bens, vida ou saúde.
Não querendo ser tendencioso, vou apontar as desvantagens e desvantagens de cada uma das formas de contratar um seguro, através das várias possibilidades que existem no mercado: Seguros online, mediadores de seguros, directamente na seguradora, através de call centers e via correspondencia postal.
Contratar um seguro online
As seguradoras online têm conquistado uma boa quota de mercado com base nos prémios baixos (preço do seguro) e pela disponibilidade (24 horas por dia) para efectuar simulações e comparações dos prémios de seguros. É um meio frio de comercialização, pois não se baseia no contacto humano. Mas nos tempos de hoje, onde a poupança está na ordem do dia são apetecíveis por permitirem poupar alguns euros.
Vantagens – Prémios baixos. Simplicidade. Disponibilidade horária
Desvantagens – Sem relação pessoal, sem aconselhamento
Contratar um seguro directamente na seguradora
As seguradoras também fazem contratos de seguro directamente com os segurados, concorrendo directamente com os mediadores. Contudo não podem oferecer uma concorrência feroz aos mediadores, pois caso contrário os mediadores deixam de efectuar propostas de seguros com essa seguradora, focando-se mais nas suas concorrêntes. São a solução mais indicada para riscos específicos que não estão incluídos nas tradicionais apólices, ou apólices mais comuns.
Vantagens – Credibilidade. Solução para seguros à medida do cliente.
Desvantagens – Preço (prémio) do seguro pode não ser o melhor. Abrangência territorial.
Contratar um seguro através de mediador de seguros
A verdade é que o mediador de seguros pode ser mais que o elemento onde se “compra” um seguro de forma mais completa, podendo aconselhar coberturas ou sugerir a cobertura de riscos mais personalizada por via do conhecimento do cliente. Pode simular em várias companhias de seguros e até baixar a sua comissão para captar clientes. São por excelência os angariadores de novos seguros do ramo não vida.
Vantagens – Relação pessoal, oferta alargada de soluções
Desvantagens – Pode não ser a forma mais barata de ter um seguro, actuam localmente
Contratar um seguro através de telefone ou correspondência
Os seguros por telefone ou a contratação através de contacto telefónico como o telemarketing ou call centers é cada vez mais uma das formas de angariar clientes, por vezes com campanhas que em nada contribuem para a credibilidade que um contrato de seguro deve merecer. A pressão de vendas é enorme sobre os assistentes telefónicos. Pelo volume de vendas que conseguem, usufruem de prémios de seguros tentadores. Os seguros por correspondência são utilizados de forma menos massiva.
Vantagens – Prémio do seguro baixo, grande oferta
Desvantagens – Formas de comercialização, seguro standard
Este artigo apresenta várias soluções na contratação, podemos dizer que umas podem ser aplicadas e consideradas em determinados casos como a solução ideal, mas reunir todos os seguros num único interlocutor pode representar uma economia no custo a pagar pelos riscos seguros, pois a relação comercial é muitas vezes valorizada, permitindo usufruir de descontos comerciais.