Negócios baseados na personalização de objectos
Artigos sobre Negócios baseados na personalização de objectos
Cada vez mais existe a necessidade de dar uma toque especial aos produtos por forma a satisfazer os clientes ou simplesmente para tentar vender mais. Se há alguns anos a personalização podia ser vista apenas no mundo empresarial, com a explosão da indústria das artes gráficas passou a ser mais banalizada. O objectivo era ajudar na promoção das empresas com a criação de esferográficas, calendários, réguas, isqueiros, porta-chaves, crachás, pins, agendas, tudo promocional. Hoje este mercado está repleto de fornecedores pois a tecnologia evoluiu e tornou-se mais fácil produzir esses elementos com custo de exploração muito inferiores. Entraram inclusive novos objectos no role clássico, como: pen-drives (memórias USB), tapetes de rato e acessórios ligados à empresa que se pretende divulgar.
Existem oportunidades em muitas áreas se olharmos para o consumidor particular.
A personalização de um objecto transforma-o e transporta-o para o mundo dos presentes, pois satisfazer o ego das pessoas sempre foi um factor de agrado. Assim fica contente quem recebe o presente, quem oferece e também que o personalizou. Até as mais simples esferográficas podem ser vistas como uma prenda se incluirmos o nome do presenteado.
Personalizar acessórios de moda
A colocação de uma frase ou simplesmente o nome é agora possível com grande facilidade, pois a utilização de máquinas de costura automatizadas através de programas informáticos ou por serem digitais possibilita satisfazer os pedidos em poucos minutos.
Com a generalização dos perfumes genéricos, que não são mais do que copias/imitações dos produtos originais, tal que são promovidos como tendo a mesma fragrância do perfume X ou Y. São utilizados para encher os frascos de perfume que são personalizados com nome ou com alguma frase pedida a gosto.
Personalização de porta-chaves, caixas e molduras
Com a introdução de processo de simplificação e massificação do laser, é possível com recurso a software específico que acompanha o equipamento, fazer pirogravuras (queimar madeira) em poucos minutos e de forma muito perfeita. Assim pode-se queimar os objectos ao gosto do cliente em poucos minutos. Com desenhos ou frases feitas seja pelos modelos já estabelecidos ou simplesmente pela vontade do cliente.
Personalização de vestuário
Os reis nas personalização de vestuário são sem dúvida as crianças, havendo uma oferta diversificada de produtos, quem vão deste fraldas de pano, babetes, mantas, almofadas, gorros e até algumas peças de linho e bordados para enfeitar o seu mobiliário.
As fardas de trabalho já há muito que utilizam os logotipos das empresas e seus respectivos slogans através de emblemas cosidos ou estampados e mais recentemente através do bordado no próprio vestuário através de máquinas de costura robotizadas e comandadas por uma pequeno computador com o software da máquina. O que outrora era apenas acessível à indústria está agora ao dispor de pequenos empreendedores, pois o custo de aquisição destas máquinas de costura é agora bastante acessível, menos de 10.000 Euros. Aqui existe uma janela de oportunidade, pois ainda não existe muita oferta ou especialização, assim personalizar uma camisa ou um casaco pode ser uma das ideias a serem exploradas no futuro.
As oportunidades não se esgotam
O melhor é o que ainda está para entrar nesta onda, por exemplo os construtores de automóveis já quase que conseguem personalizar os seus veículos, tal não é a panóplia de opções e extras que dispõem para satisfazer os seus clientes ou simplesmente para facturarem mais algum dinheiro.
Decerto surgirão novidades neste nicho de mercado, pois é muito simples de operar e as margens de lucro podem ser interessantes, especialmente para quem pretender criar o seu próprio posto de trabalho.
A personalização torna os produtos exclusivos e únicos e isso é uma factor a ter em conta, seja para compradores seja para vendedores.