Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Negócio e investimento em domínios. Aspectos a considerar

Seria difícil de imaginar que o negócio dos domínios evolui-se de tal forma que motivasse o comum dos mortais a tentar a sua sorte e entrasse também na corrida ao registo/compra de domínios.

Ainda me recordo quando à algum tempo atrás registei o meu primeiro domínio, as hesitações que me surgiram, será que vale a pena registar este domínio? Foi a pergunta que fiz, sabendo que dei 10 Euros pelo domínio, hoje é totalmente diferente, com uma perspectiva diferente, o que era um gasto/custo é agora um investimento.

O negócio dos domínios e tal como outros negócios tem as suas particularidades, assim:

Negócio de crescimento lento

A construção do portfólio é lenta pois, os domínios vão se adquirindo ao longo do tempo, conforme as oportunidades ou criatividade. Claro que se tivermos um valor para investir através de aquisições, ele depressa se esgota, pois com domínios a poderem custar em mil ou 5 mil Euros, é fácil despender alguns milhares de Euros.

Perde-se imenso tempo!

O processo de descoberta de domínios é morosa, pesquisa-se e pesquisa-se sem encontrar um domínio disponível que nos satisfaça. Contudo ainda existem óptimos domínios disponíveis! É necessário criatividade e estratégia.

Negócio de alto risco

Um dos factores que mais me emociona, é mesmo o risco inerente a este investimento, ou não se ganha nada ou pode-se ganhar muito, o risco é elevado, mas o retorno e a rentabilidade também podem ser elevados. Vender por 500€ o que custou 7€!

Negócio de fracassos

Só os fracassos nos fazem avançar na direcção certa, já tive muitos domínios falhados (domínios que não recebem visitas), os erros iniciais na minha estratégia fizeram-me perder algum dinheiro, mas não é isso que me desmotiva a continuar. Temos é que aprender com os erros e com os sucessos. E evita-los o quanto antes 🙂

Negócio de visão

A nossa perspectiva do que vai acontecer é que dita o sucesso deste negócio, se entendemos que a internet vai continuar a evoluir e a ter cada vez mais publicidade mas várias plataformas, se vai haver procura para domínios relevantes ou se pelo contrário nada disto de configura para o futuro. A estratégia também é importante, tal como em outros negócios.

Negócio solitário

No meu caso é! Registo este domínio ou não? Não tenho a quem perguntar. Nem a minha esposa está muito interessada neste investimento nem qualquer pessoa mais próxima de mim. Sou eu e o computador. Claro que em empresas dedicadas a este negócio é completamente diferente.

Negócio de baixo investimento

Pode-se pensar que não, mas se compararmos este negócio com outros depressa chegamos à conclusão que registar 100 domínios custa sensivelmente 800 Dólares ou 600 Euros anuais, é a renda de uma loja num mês.

Onde se registam os domínios (novos nomes de domínios)

registar domíniosOs locais onde se registam domínios podemos chamar de registadores de domínios são os conhecidos “registars” de domínios numa tradução duvidosa, para utilizar um termo em português foi o possível!

Os registadores de domínios são entidades credenciadas pelo ICANN (entidade que regula o registo dos domínios .COM .NET, etc), tornando-se assim entidades em quem podemos confiar.

Os registadores de domínios são imensos e existem em quase todos os países, o que torna a busca por eles morosa e missão impossível analisar todos eles!

Atenção: Como em todos os negócios existem empresas que tentam passar custos despercebidos, e até por vezes abusivos, assim verifique sempre:

Redireccionamento de domínios – DNS: Existem empresas que cobram um valor para poder redireccionar os seus domínios para outros servidores.

Whois Privado: É costume ser cobrado um valor pela utilização do Whois privado, contudo existem empresas onde é possível modificar este registo sem qualquer custo. Whois é a informação associada e do proprietário do domínio.

Contas de email: Parece impossível, mas é verdade, existem registadores de domínios capazes de cobrar pela criação de contas de email, os emails são normalmente criados na contas de alojamento web.

Estes são alguns dos factores a ter em conta, existem outros, o preço de registo por vezes revelasse um dos factores decisivos na escolha dos “registars”, assim ver o custo de registo e renovação é sempre boa ideia.

A lista completa de todos os registadores de domínios acreditados pelo ICANN pode ser visualizada nesta página: Acredited registars

Para registar os meus domínios utilizo a Dynadot. O custo dos domínios é variável pelo investimento e é também muito simples de utilizar. O melhor do que tudo não utilizam Marketing de vendas agressivo nem custos escondidos.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.