Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Negócio do transporte de mercadorias. Entregas e recolhas.

Artigo sobre o negócio do transporte de mercadorias. Saiba mais sobre esta importante actividade comercial

O negócio do transporte pode ser de mercadorias ou de passageiros. Existe uma grande utilidade desta actividade comercial para as sociedades e consegue resistir mesmo em tempos de crise. Detêm o poder de acrescentar valor para o país, pois a distribuição de bens essenciais como a alimentação, medicamentos ou os combustíveis estão a seu cargo. Com a mobilidade das pessoas e o aumento do consumismo são necessários meios para a realização desses desejos: seja na mudança de habitação ou na simples compra de um sofá, é sempre necessária uma empresa de transporte para realizar o serviço de entrega .As abordagens a este sector podem ser feitas de várias formas: através de veículos ligeiros, através de pesados ou até mesmo de moto. Existem outras formas de transportar bens que não serão abordados: transporte aéreo, transporte ferroviário e transporte marítimo. Neste artigo apenas abordaremos o transporte de mercadorias por via terrestre.

Veículos Ligeiros,  pesados ou motos

Dependendo do tipo de serviço que se quer prestar assim será o veículo a selecionar. Em circuito urbano regra geral utilizam-se ligeiros de mercadorias pois têm maior flexibilidade, não existem limites de utilização nem são controlados pelos famosos taquímetros. No caso da actividade de transporte de documentos ou pequenos objectos pode ser utilizado uma moto que confere ainda maior rapidez no serviço, proporcionando economias ao nível dos combustíveis, maximizando a actividade através da facilidade  de movimentação e estacionamento. Já no transporte para locais longínquos, os pesados de mercadorias ganham terreno, pois permitem transportar algumas toneladas (10 ou 20) com o recurso apenas a um motorista. Quando o objectivo é transportar em quantidade são a melhor opção.

Transporte B2B ou B2C

Cada tipo de cliente tem as suas necessidades, assim a oferta de serviços deverá ser ajustada a cada um deles. Também aqui podemos segmentar a actuação na focalização da actividade. B2B (Business to Business) direccionado às empresas B2C (Business to Consumer) dedicado à satisfação dos consumidores. Ou até mesmo ser multi funcional e oferecer soluções para qualquer tipo de cliente.

Algumas características desta actividade

Existem tantas áreas onde se pode actuar!

  • Transporte especializado (ex: medicamentos)
  • Transporte internacional
  • Mudanças
  • Estafetas – moto ou com carro
  • Serviços personalizados  – Ao serviço de empresas (regime outsourcing)
  • Entregas e recolhas (vendas e devoluções)

O preço a praticar ao cliente pelos serviços prestados pode ser apurado através de 4 bases de calculo:

  • Preço fixo, segundo uma tabela pré construída
  • Preço por quilometro
  • Preço por quilograma
  • Preço por volume

Em alguns casos pode até ser utilizado uma combinação dos critérios expostos. Aplicando ainda sobretaxas consoante o serviço seja noturno ou diurno e também pela urgência do pedido.

É talvez o sector mais apetecível, pela crescente necessidade de deslocar os bens até aos consumidores. As compras online estão a crescer, mudando o paradigma. As pessoas em vez de irem às lojas, compram online e recebem os produtos nas suas residências.

Um ideia de negócio

Ainda não existe nenhum empresa (que eu conheça) a operar exclusivamente com lojas online e cada vez existem mais. Uma das dificuldades dos empreendedores online é mesmo encontrar empresas que façam as entregas por valores razoáveis. Existem também algumas ideias de negócio baseadas em transportes neste artigo.

É fácil criar uma Empresa de transportes e mudanças?

Este é mais um negócio que pode ser comparado ao negócio das limpezas na sua vertente mais simples, transporte de encomendas e objectos pequenos. Pois apenas é necessário um automóvel comercial ou ligeiro de mercadorias até 3500 Kgs, um GPS e um telefone para poder arrancar com o negócio. Depois é só fazer a divulgação e esperar pelos contactos para fornecer os serviços. O ciclo de vida desta actividade é perpetuo: mesmo em tempos de guerra são necessários transportes, pois é sempre necessário transportar alimentos e outros bens de primeira necessidade. Mas há um número infindável de artigos que necessitam de serem transportados para chegarem ao seu destino final!

Pesquisa do blog