Negócio do Aluguer de bicicletas
Artigo sobre o Negócio do Aluguer de bicicletas
As actividades de lazer têm vindo a ganhar espaço na vida das pessoas, seja pela componente desportiva, lazer, aventura ou diversão. Poder alugar uma bicicleta nas imediações de um leito de um rio ou sobre a costa marítima é uma possibilidade de negócio, que por isso mesmo tem vindo a ganhar o seu espaço. Neste negócio podemos encontrar algumas especificidades como o facto ser uma actividade que não necessita de qualquer requisito, ao invés do aluguer de automóveis, motos e motos de 4 rodas onde é necessário que o cliente possua uma licença de condução válida.
Em outros países onde o uso de bicicletas é muito maior, podemos encontrar soluções muito diferentes que se encontram em Portugal, como é o caso de aluguer através de máquinas automáticas, onde o cliente paga através de cartão de crédito e faz a entrega da bicicleta nesse ou noutro local.
No aluguer de veículos movidos a pedal, podemos não só encontrar bicicletas mas também karts, com diferentes tamanhos para poder abranger pais e filhos num mesmo local. Os karts a pedal são uma elemento que acrescenta valor ao negócio do aluguer de bicicletas, pois poucas são as pessoas que possuem necessidade e capacidade para comprar um kart.
Vantagens do negócio
Estar no local certo à hora certa é sempre uma vantagem, estar localizado onde é apetecível circular com estes veículos é grande vantagem do negócio, aliado ao facto de poder oferecer diversões que de outro modo seriam praticamente impossíveis. Como uma família possuir 4 karts para andar de vez enquanto.
As vantagens de um negócio deste tipo são várias:
- Aluguer de bens de baixo valor
- Baixo investimento inicial.
- Socialmente aceitável
- Fomenta o desporto
- Promover a diversão em famílias
- Possibilidades de expansão
- É um negócio simples
Desvantagens
À primeira vista o facto de um indivíduo poder comprar um bicicleta por menos de 100 Euros, pode parecer uma desvantagem, e até o é, mas se considerar-mos que necessita de deslocar a bicicleta para os locais onde é mais apetecível circular com ela, já encontramos algumas oportunidades.
Talvez o maior problema relacionado com este negócio seja encontrar uma localização com alto potencial que ainda não esteja a ser explorada, provavelmente terá se testar vários locais.
Estudo do mercado
Encontrando o local certo para a instalação da actividade, através de um estudo de mercado ou é até mesmo possível não ter instalações físicas abertas ao público, como caso do negócio se concentrar em apenas organizar passeios, aí necessitaria de uma carrinha para transporte das bicicletas.
Não é difícil perceber que este negócio é sazonal, pois o maior volume de facturação ocorrerá entre os meses de Maio e Setembro, já que é quando podemos encontrar melhores condições meteorológicas e também maior fluxo de turistas.
Público alvo
Podemos concentrar-nos em diferentes públicos e dirigir para cada um deles uma oferta comercial: Turistas, famílias, empresas e grupos. Concentrar esforços ou estratégias diferentes por públicos alvo pode ditar a a diferenciação face à oferta existente no mercado.
Mercado
Já existe uma oferta deste serviços, conduto existem sempre novas oportunidades, já que este modelo de negócio assenta essencialmente na disponibilização temporária de algo, aqui podemos alargar a oferta e para além das obrigatórias bicicletas, podemos incluir o aluguer de outros equipamentos, tais como: Karts (quase obrigatórios), patins em linha, Skates, trotinetes, triciclos, bicicletas duplas ou triplas. “Oferecer” tudo o que é necessário para realizar a actividade em segurança, assim fazer também o aluguer de material de protecção e até mesmo vender água fresca, para saciar a sede depois do esforço despendido.
Factores críticos de sucesso
As condições meteorológicas têm um grande impacto no negócio , oferecer uma ampla gama de equipamentos pode se tornar ser decisivo, para conquistar os clientes. A localização do negócio poderá ser o factor crítico de sucesso do negócio.
Risco do negócio
Em todos os negócios existe a componente risco, no aluguer de bicicletas e karts deveremos considerar sempre a possibilidade se algum organismo público (Junta de Freguesia ou câmara municipal) se lembrar de disponibilizar o mesmo serviço a título gratuito no mesmo local, para atrair turistas ou simplesmente por estar contemplado num qualquer caderno de promessas eleitorais. Começar por oferecer o serviço a estas entidades ainda se pode considerar uma oportunidade!