Millennium BCP – Banco Comercial Português
Artigo sobre o Millennium BCP – Banco Comercial Português
Fundado em plena fase de verdadeiro crescimento da economia e finanças nacionais, o Banco Comercial Português (BCP) abriu portas em 1985, tornando-se na primeira instituição do sector privado em terras lusas. Foi exactamente por isso que posteriormente beneficiou da experiência adquirida e não tremeu perante as sucessivas inaugurações de novas empresas no sistema bancário.
As pedras basilares do BCP são anunciadas como sendo fruto de uma atitude com vista ao sucesso, apenas possíveis com a inovação, competitividade e dinamismo. É graças a estes trunfos que a instituição procura modelar o seu trabalho, cuja principal característica é a “solidez financeira de um grupo com elevada rentabilidade”, tal como a marca apregoa nos seus anúncios publicitários.
O público-alvo do banco é claramente o cidadão comum e a oferta centra-se sobretudo na venda ou revenda de produtos e serviços nas áreas do financiamento e seguros, os dois maiores âmbitos de acção da entidade. Contudo, desde 1986 que faculta igualmente “apoio” a empresas, com um vasto leque de alternativas a nível global e uma rede com mais de uma centena de sucursais oficiais e um grande número de postos de venda isolados, além das dezenas de centros espalhados um pouco por todo o mundo.
Em território nacional, a empresa já garantiu uma importante quota de mercado e desde algum tempo que tem procurado explorar a lacuna ainda não satisfeita das Pequenas e Médias Empresas (PME’s), um fenómeno que tem crescido em Portugal nos últimos anos, ao contrário de outras nações da União Europeia, onde a proliferação destas acontece há décadas. A instituição reparou atempadamente nesta falta da oferta e tem vindo a ocupar um lugar de destaque, assegurando actualmente uma parte significativa do financiamento a este tipo de entidades, consideradas pelos especialistas como a única saída da profunda crise em que o país mergulhou e ainda não conseguiu ultrapassar.
A qualidade dos préstimos do BCP tem sido reconhecida ao longo dos anos com prémios em várias categorias, especialmente respeitantes ao mérito de atendimento e segurança concedida aos clientes durante a prestação de serviços. Entre os galardões encontram-se o Straight – Through Processing Excellence Award (Grécia, 2007), Banco do Ano em Moçambique (2007), World’s Best Developed Market Bank (Polónia, 2007), Grande Prémio de Comunicação Empresarial ou Melhor Banco online para Consumidores (2008), apenas cinco das mais de uma centenas de condecorações atribuídas ao Grupo Millennium BCP desde a sua fundação.