Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Mediação de obras, só precisa dos contactos

Artigo sobre a mediação de obras e como é possível criar um negócio lucrativa apenas com a rede de contactos

Existem cada vez mais negócios baseados na rede de contactos, onde resumidamente apenas é preciso encontrar clientes. Os seus contactos fazem o trabalho e você recebe uma comissão ou percentagem do valor facturado, sendo o montante previamente definido com o prestador do serviço.

Como as coisas funcionam

Em primeiro lugar é preciso procurar canalizadores, electricistas, pintores, pedreiros, decoradores, ladrilhadores, serralheiros civis, carpinteiros, arquitectos e pouco mais. Esta listagem é a rede de contactos que irá executar os trabalhos, para encontrá-la bastará percorrer listas de empresas ou sites de empresas. Depois é preciso propor uma parceria comercial onde se oferecem serviços em troca de uma pequena percentagem do valor facturado ou pode também acontecer a subcontratação dos seus serviços.

Como todos os negócios precisam de clientes, o objectivo deste é encontrar clientes para os contactos que encontrou e com os quais firmou uma parceria. Pode criar um empresa que oferece todos os serviços para efectuar remodelações ou reparações a que vulgarmente chamamos de obras.

O conceito de negócio é bastante simples e perceptível, na verdade é apenas um intermediário entre os profissionais e o cliente final funcionando como um angariador de obras. Sendo um conceito relativamente recente, na óptica do cliente particular, a essência do negócio é muito comparável à subcontratação de pessoal para fazer determinada tarefa em vez da contratação directa.

Se juntarmos a isto um programa informático, uma marca (com toda a imagem corporativa) e um modelo de negócio temos um conceito que pode virar franchising e ganhar dinheiro com os franchisados.

As oportunidades são muitas, pois o sector imobiliário evolui a uma velocidade considerável, assim desde remodelar casa-de-banho e cozinhas já antiquadas, existem outros nichos como as pinturas de paredes e avarias na instalação eléctrica ou na canalização para complementar os serviços. Tudo o que foi atrás descrito nos negócios das reparações domésticas pode ser adaptado para este negócio.

Vantagens do negócio

A vantagem para o cliente final em utilizar estes serviços é que não necessita de procurar nem aferir a qualidade do prestador do serviço, já que isso será efectuado pelo mediador de obra, contudo é bem provável que o custo seja um pouco superior já que o possível desconto que um canalizador, serralheiro ou pintor lhe poderia oferecer será a comissão para o angariador da obra, o que até é justo. Outra vantagem que podemos considerar é o facto de apenas receber um orçamento que engloba todas as tarefas a realizar em vez de múltiplas propostas  caso avance por conta própria na contratação directa dos profissionais que necessita.

Ideias para os profissionais envolvidos nesta actividade

Em boa verdade é que estes profissionais, tão importantes para realizar trabalhos especializados, andam um pouco dispersos e sem uma estratégia definida estando à mercê de outros, tais como os construtores civis, que requisitam os seus serviços esporadicamente. Seria um excelente negócio se os profissionais deste ramo se unissem e  criassem empresas multidisciplinares mas sem perderem a autonomia. Funcionaria estilo cooperativa para a promoção dos seus negócios, pois é bem mais fácil fazer campanhas publicitárias onde se divide o custo por 5, do que ser apenas um a suportar todas as despesas. Esta é uma das vantagens dos negócios em Franchising e deveria ser adoptada por estes profissionais para os seus negócios.

Pesquisa do blog