Maximizar o lucro de um negócio, vender mais
Saiba como Maximizar o lucro de um negócio. Uma das estratégias é vender mais do mesmo. Procurando novos potenciais clientes
Quando se tem um negócio um dos objectivos é obter sempre mais lucros, à medida que o tempo passa. Simplificadamente as formas mais de aumentar os lucros (ganhos, resultados líquidos, rendimentos) provêem de 2 factores, ou através da redução de custos ou através do aumento do volume de vendas.
Hoje vamos nos focar nas vendas, é importante saber que o valor do volume vendas para cada produto/serviço está dependente 2 componentes/factores, a formula de calculo é bastante simples:
Volume de vendas (por produto ou serviço) = Quantidade x Preço
Assim matematicamente é fácil ver que aumentando a quantidade vendida ou o preço, ou os 2 em simultâneo. A consequência seria o aumento do volume de negócios. Também se pode introduzir novos produtos ou serviços, de forma a vender mais, já que o volume de vendas global é a soma de todos os volumes de vendas por produtos. Contudo existe um pormenor de grande importância a considerar:
Quantidade: as quantidades vendidas podem ser condicionadas capacidade instalada, logo existe situações em que não se pode aumentar a quantidade vendida. Também temos de analisar a concorrência, pois existe quase sempre concorrência seja directa ou indirecta (ex: produtos substitutos) e a famosa procura, pois é esta que condiciona as vendas de todos no sector.
Preço: Uma das técnicas mais básicas para aumentar os lucros, obtendo deste modo um melhor margem de lucro para as mesmas quantidades, claro que nem sempre resulta, já que o preço é uma componente estratégica do negócio, teríamos de olhar para a elasticidade da procura e se compensaria. Claro que estamos a falar de gestão profissional, pois o que mais vejo é o aumento do preço só porque me apetece! Um exemplo claro, num café que frequento, a bica subiu de 60 para 65 Centimos, um aumento de quase 10%, não tenho dados, mas parece que perdeu entre 20 a 30% dos clientes, que passaram a frequentar os cafés ao lado. Aumentar os preços pode ser perigoso para o negócio! Com excepção para os bens de luxo.
Um dos segredo é vender mais aos mesmos
Segundo os manuais de estratégia empresarial, através da matriz de Ansoff é a primeira técnica a ser utilizada para fazer crescer um negócio, em vez de procurar novos clientes (que custa muito dinheiro) a ideia é vender maiores quantidades aos que já são clientes.
Resumidamente a Matriz de Ansoff aconselha para fazer crescer um negócio:
- Vender mais aos mesmos. O mesmo produto para o os clientes actuais intensificação da utilização. Fidelização e incentivo ao consumo.
- Vender o mesmo produto a outros clientes. Novos clientes para o produto que dispõe.
- Desenvolvimento de novos produtos, para vender aos clientes actuais. Novos produtos para os clientes actuais.
- Diversificação, apostar em outros sectores de actividade. Novos produtos para Novos clientes.
Por exemplo para intensificar o consumo, podemos pensar em:
- Redimensionamento de embalagens
- Linhas especiais de produtos (diferentes)
- Programas de fidelização
- Descontos em quantidades
- Concursos e passatempos
Uma outra estratégia é fazer cross-selling
O cross-selling é um termo que significa venda cruzada, ou seja se temos um negócio de lavagem de automóveis vamos tentar vender uns tapetes ou escovas para o carro ou outros produtos não relacionados com o negócio central. Esta é uma técnica muito utilizada pelas instituições financeiras (bancos) nomeadamente na comercialização de seguros.
O mundo empresarial e a estratégia apoia-se muito no Marketing e no comportamento do consumidor, com proveniência das técnicas vindas da Gestão, mas com o mundo em mudança, a verdade é que a criatividade é cada vez mais um factor chave e diferenciador nos negócio. Ser diferente é um das formas de conquistar mercado, logo vender mais e ganhar também mais.