Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Marketing viral

O Marketing Viral é resumidamente o contágio e a propagação de uma mensagem em grande escala e a alta velocidade, e como quase tudo tem vantagens e desvantagens.

A definição de Marketing viral pode ser caracterizada ou compreendida por estratégia de comunicação em larga escala difundida pelos consumidores.

O Marketing viral não é mais que a divulgação exponencial de um produto, a sua origem vem da chamada publicidade boca-a-boca onde as pessoas iam divulgando algo formando uma corrente de informação.

O Marketing viral pode-se comparar a um vírus e daí o seu nome, pela sua rápida propagação mas sem os efeitos maléficos do vírus. Quase de certeza que você já participou sem saber nestas cadeias de distribuição de informação.

O Marketing viral está muito ligado à internet, mas não é exclusivo da internet. A divulgação destas campanhas atinge velocidades impressionantes e atinge milhões de pessoas. Para se situar basta pensar se você enviar este artigo à sua lista contactos de email (50) e todos voltarem a reenviar, temos logo 2500 pessoas, mas se essas 2500 pessoas também fizerem o reencaminhamento do email temos já 125000, se essas pessoas também reencaminharem o email temos já 6.250.000 de pessoas que viram este artigo. Seria um artigo viral, mas não é o que se pretende. Imagine mais um reencaminhamento (312.500.000) é só 30 vezes a população de Portugal, não multiplique mais!

Ora os Marketeers sabendo desta oportunidade já utilizam ou tentam utilizar esta técnica nas suas campanhas, mas ainda não está suficientemente desenvolvida na actualidade, acho eu.

Estratégias de Marketing Viral

Com as ferramentas tecnológicas nas mãos de qualquer um e com uma plateia do tamanho do mundo as estratégias de Marketing Viral podem atingir os objectivos propostos caso contêm com a colaboração dos consumidores. Muitas das vezes estas campanhas não chegam a ser virais devido à repetição das mesmas técnicas e instrumentos utilizados. Existem muitas formas de fazer Marketing Viral, mas utilizar estratégias simples pode dar bons frutos.

Inovação

As estratégias de Marketing Viral funcionam muito bem com produtos ou serviços inovadores. Com a inovação vem colada desde a partida à notícia que já por isso ajuda bastante na divulgação de algo. Ora se pudermos colocar nas mãos dos consumidores ferramentas para delicadamente propagar a notícia melhor.

Simplicidade

As campanhas simples podem funcionam muito bem. Como exemplo vou pegar nas wigets criadas pela DreamWorks para promoção dos seus filmes, este exemplo de como fazer, não quer dizer que resulte. Mas têm todos os ingredientes necessários para resultar, opções de partilha para todos os canais de conteúdo e a novidade do próprio filme. Uma coisa é certa fazem publicidade aos seus produtos por um investimento muito pequeno.

Vantagens e desvantagens do Marketing viral

Vantagens do Marketing Viral

O Marketing viral derivou da Publicidade boca-a-boca, mas a sua origem ficará para sempre ligada ao poder da internet como veiculo por excelência da transmissão de mensagens, sejam elas publicitárias ou de outra natureza.

As vantagens do Marketing Viral são muitas, mas eu vou dar foco essencialmente em: construção de uma marca, notoriedade de uma marca, internacionalização da empresa, conquista de investidores, aproximação ao consumidor, crescimento exponencial dos lucros e ao reconhecimento pessoal.

Construção da marca

As dificuldades de construir uma marca de sucesso são obviamente muitas, e pelos meios tradicionais são investidas pequenas fortunas. Em contrapartida com o Marketing Viral passa-se quase instantaneamente do nada para o reconhecimento global ou local. Um exemplo local e para a realidade portuguesa é o Gato Fedorento.

Notoriedade de uma marca

As grandes empresas sabem bem a quantidade de recursos sacrificados para atingir determinada notoriedade, as somas das campanhas de Marketing da Coca Cola ou McDonalds são astronómicas, mas o FaceBook atingiu a notoriedade com poucos Dolars, a ideia da criação de redes sociais foi toda ela viral, e apenas quem não utiliza a internet desconhece as redes sociais.

Internacionalização da empresa

Ao dar a conhecer a sua empresa, produto ou serviço de uma forma global os seus clientes deixam de ser locais para passarem também a ser globais, se o seu produto/serviço fôr único pode vendê-lo para todo o mundo sem sair do País de origem. O factor chave também para todo o processo do Marketing Viral é a inovação.

Conquista de investidores

Depois de uma estratégia de Marketing Viral bem sucedida existem logo muitos investidores interessados em fazer parte do projecto dessa empresa/entidade, antevendo o sucesso da mesma. E tudo se transforma num efeito bola de neve atingindo valores impensáveis para o comum dos mortais. O valor de algumas empresas passa de milhares de Euros para vários mil milhões de Euros. Com exemplo temos o Youtube que foi adquirido pelo Google, ou o Facebook que todos querem uma parte da empresa.

Aproximação ao consumidor

A relação com o consumidor desenvolve-se numa esfera muito complexa mas no Marketing Viral as mensagens são transmitidas sem a conotação de “vendas” fluindo a mensagem livremente. Novamente as redes sociais (Hi5, FaceBook, Orkut, Myspace) vieram preencher a necessidade dos consumidores terem de uma forma simples uma presença na World Wide Web. As plataformas de blogging como o Blogger, WordPress e outros também tiveram os mesmos fins.

Crescimento exponêncial dos lucros

As empresas ou projectos de empresas que atingiram o sucesso viram os seus lucros passarem de Zero para largos milhões, neste capítulo temos o rei Google e existem muitos outros.

Reconhecimento pessoal

Uma das formas mais adequadas ao Marketing Viral é o Marketing pessoal fazendo emergir pessoas que até então eram meros desconhecidos, em figuras públicas, como exemplo temos cá em Portugal o caso da Ana Free, bem recente. Para quem não conhece, a Ana colocou uns videos no Youtube em 2007 e teve milhares de visitas daí a ter um artigo nos jornais e dar a cara a um anúncio da Zon Tvcabo foi um pequeno passo.

Desvantagens do Marketing viral

Quando se olha  para o Marketing Viral é difícil ver as desvantagens deste tipo de campanhas, mas existem cuidados a ter:

Não defraudar

As empresas que apostam na estratégia de criação de campanhas de Marketing Viral devem ter em atenção que não podem defraudar as expectativas dos seus públicos alvo pois e tal como a publicidade boca-a-boca que poderia ser negativa ocasionando o surgimento dos boatos, no Marketing Viral e quando os elos de ligação da cadeia de distribuição se sentem enganados, criam então mensagens descredibilizando a empresa em questão e os seus produtos.

Cuidados a ter

Montar um estratégia simples e tendo como objectivo passar despercebida aos receptores poderá ter melhores resultados do que o Marketing mais puro como a Apple aplica aos seus produtos, assim todos conhecemos o iPod ou o iPhone. Este último e devido à falta de capacidades tem motivado o aparecimento de campanhas ridicularizadoras do telefone. Comparando-o com chuchus e outros objectos, onde realça as características em falta do aparelho. Ora estas imagens circulam a toda a velocidade na internet reduzindo drasticamente a vontade de ter um iPhone.

Se a grande vantagem do Marketing Viral é a divulgação exponencial, o oposto poderá ser ainda mais exponencial. O poder implícito nesta estratégia de Marketing é muito forte, no limite pode destruir um produto ou serviço, ou até mesmo destruir uma empresa.

Pesquisa do blog