Mais um regresso à escrita
Artigo sobre os altos e baixos de manter um blog durante anos.
Escrever num blog regularmente não é fácil, a menos que sejamos profissionais e o blog seja a nossa ocupação principal.
Assim manter um blog actualizado de forma regular é um desafio para quem pretende desenvolver outros projectos. Por vezes falta a motivação para nos empenharmos verdadeiramente.
Depois de querer criar uma frequência de publicação, às quartas-feiras, bastou falhar uma vez para o descontrole total. E porque já tinha falhado, não publiquei mais nada durante meses. Depois foi só ir adiando o regresso, semana a semana.
As circunstâncias condicionam-me bastante, o foco no meu projecto agrícola também não ajudou em nada os meus negócios na internet. Por vezes é preciso centrar prioridades. Não me posso distrair :-/ Pausas para refletir sim, mas nunca parar.
O investidor.pt é o meu blog e quero continuar a alimenta-lo com novos conteúdos e também melhorar os que já existem. Há sempre muitas coisas a melhorar e provavelmente nunca ficará a 100%, mas o caminho é mesmo assim. Tem é de se ir adicionando coisas novas frequentemente.
Se bem que em 2017 tenha conseguido colocar alguns projectos em marcha, a verdade é que do que tinha projectado fazer online, muito ficou por fazer. Assim em vez de criar novos objectivos para 2018, vou tentar concretizar os objectivos de 2017 (no que diz respeito aos meus projectos na internet).
O investidor.pt
Em 2017 dei mais alguns passos na evolução do blog, adaptei o template a telemóveis e tablets (ficou a 90%) e adicionei o certificado digital de segurança ou encriptação (http://investidor.pt para https://investidor.pt).
As 2 alterações anteriores consumiram bastante tempo e deram também algumas dores de cabeça, por exemplo os likes ( gostos do Facebook) nos artigos perderam-se todos. Mas adiante, tornou-se obrigatório ter este certificado de segurança. O investidor.pt ainda tem muito para evoluir e crescer.
A internet evoluí todos os dias
Para quem tem sites e blogs se há coisa que sabe é que não ficará parado no tempo: ou evoluí, ou morre. As novidades e as obrigações são cada vez mais, por exemplo as que mais que aborrecem são as que derivam de leis ( legislação nacional ou comunitária).
- O aviso dos cookies nos websites (99% dos sites utilizam cookies) não havia necessidade
- A resolução alternativa de litígios (mais uma coisinha)
- Está a chegar a protecção de dados pessoais.
Estão sempre a inventar coisas, as grandes empresas da internet abusam da recolha de informações pessoais, mas diria que uma grande parte das pessoas e organizações que possuem websites não tiram qualquer benefício das informações individuais que podem recolher num site.
Mas temos de nos adaptar e fazer o percurso necessário. Se possuímos dezenas de sites este tipo de coisas, envolvem muito trabalho. Por vezes a solução não é uniforme, tem de se fazer testes, ajustes e etc. Imaginemos adicionar certificados SSL em 20 sites.
Novidades para breve (ou talvez não)
Muitas novidades estão pensadas para a evolução do projecto investidor.pt, tenho as ideias, sei o que quero e o que preciso, só ainda não tive tempo de executar. Da ideia à concretização vai um longo caminho, no meu caso pessoal, demora cada vez mais, pois cada vez mais necessito de refletir as decisões. A ideia é falhar cada vez menos.
Ao longo destes meses muitos assuntos ficaram na ordem do dia, estou a lembrar-me das criptomoedas, será um tema para dar a minha opinião em breve.
Vamos ver como corre o ano de 2018 em termos de publicações, vou tentar publicar todos os meses.
Um bom ano de 2018 para todos
