Longevidade de um negócio. Continuidade de uma empresa
Saiba porque a sustentabilidade de um negócio é importante. Uma das formas de criar riqueza é através de continuidade de iniciativa empresarial
O tempo de vida de um negócio pode ser variado, até por que existe sempre incerteza face ao futuro. Contudo existem negócios onde as probabilidades de continuidade podem ser mais reduzidas do que noutros.
Se quando se cria um negócio o objectivo é desenvolvê-lo para a posteridade, então a escolha do mesmo deve ser feita tendo por base vários factores. Podemos começar logo por abordar o ciclo de vida da indústria. Se é um negócio novo (1) existem boas oportunidades, se esse tipo de negócio está em decadência (2) pode ser extremamente arriscado entrar nesse sector ou se, por outro lado o negócio está no pico (3), com um bolha de crescimento também pode ser ousado entrar nele.
Temos sempre muitos exemplos para ver e confirmar o que foi relatado:
- Lojas de venda exclusiva online
- Aluguer de filmes de video
- Compra e venda de ouro
Sector de actividade
Os negócios de imobiliário ligados ao arrendamento, onde o proprietário arrenda o seu imóvel são por norma bastante estáveis, caso se consiga encontrar inquilinos, claro que existem muitos factores a considerar, e alguns deles até já foram aqui abordados: Mas pode-se resumir através de uma frase: o património é rentabilizado através de rendas mensais para a “eternidade”. Ora este negócio (arrendamento) já existia há 30 anos e vai continuar a existir, com as suas oscilações e condicionantes, mas vai continuar a existir.
Já um negócio de venda e reparação de leitores e gravadores de vídeo no formato VHS teve os seus dias áureos no passado, sendo que poucas empresas existem ou tem possibilidade de realizar negócios nos dias de hoje. Pela evolução tecnológica existem muitos negócio que deixam de ter razão de existência, se bem que existem sempre algumas excepções, até porque o regresso ao passado, através de modas, é sempre possível, veja-se o exemplo da música ou do vestuário.
O tipo de negócio pode ter ciclos bastante diferentes, se alguns negócios são sazonais, como a venda de gelados nas praias, venda de castanhas assadas, etc outros existem que têm um âmbito mais alargado. Por exemplo a venda de produtos alimentares, pois as vendas ocorrem durante todo o ano.
Longevidade com base no retorno do investimento
Também o nível de investimento pressupõe maturidades diferentes para obter o payback, é muito diferente montar um fábrica de calçado ou criar um site para vender importações da China.
O investimento efectuado na actividade pode ser um bom indicador para avaliar ideias de negócio, mas não limitativo. Já que, e como sempre, existem negócios com pouco investimento inicial que geram bons rendimentos e negócios com alto investimento que só dão prejuízo!
O tipo de negócio influência
Assim é muito diferente abrir um negócio de compra e venda de ouro e um talho, uma churrasqueira, uma fábrica de compotas ou um serviço de transporte personalizado. Cada negocio é único, apesar de partilhar muitos aspectos não podem ser comparados em termos de probabilidades de continuidade. Para além deste factor também as rendibilidades esperadas para cada negócio variam, seja pelo risco, pelo investimento ou pela retorno dos capitais investidos.
Localização
A localização de um negócio é de extrema importância, e pode ditar o seu sucesso ou fracasso. Assim a “simples” escolha da area de cobertura do negócio pode influenciar em muito o futuro dessa actividade comercial. A localização é muitas vezes um factor estratégico no negócio.
Uma empresa não tem fim à vista
Quando se cria uma empresa é por tempo indeterminado, apesar de existirem algumas excepções em que é permitido constituir uma firma por determinado tempo: Empresas para gestão de eventos, Euro 2004 ou Expo 98.
O que prevê a legislação portuguesa é que quando se cria uma firma esta seja criada para desenvolver negócios para a eternidade, sem um fim à vista.
Conclusão
Depois de abordadas algumas das diferenças entre os milhares de negócios possíveis, podemos facilmente confirmar que os factores que influenciam a longevidade de um negocio são imensos, e existem ainda muitos mais, por isso afirmar que é o risco de um negócio é semelhante a outros é no mínimo arriscado.