Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Limpeza e lavagem de automóveis é uma boa ideia de negócio

foto de lavagem automóvelNum  país com tantos automóveis é natural que os negócios ligados ao sector sejam apetecíveis, já que existem muitos potenciais clientes. Assim nos serviços de apoio ao condutor vislumbram-se muitas oportunidades, que vão muito para além de oficinas de reparação, pois cada componente do automóvel pode gerar um negócio. Como exemplo, casas de pneus, casas de escapes, oficinas de pintura, oficinas para parte eléctrica , montagem de vidros, lavagens, limpezas e outras mais.

Alguns negócios ligados ao sector automóvel (e outros) necessitam de uma forte componente de formação/conhecimento, outros de investimentos elevados e finalmente alguns necessitam apenas de empreendedorismo. O negócio das lavagens em certa medida pode apenas precisar de empreendedorismo, pois o equipamento necessário para fazer lavagens manuais tem um custo baixo, pois com uma máquina de alta pressão, um aspirador, alguns panos e escovas  e os produtos apropriados pode-se quase iniciar este negócio.

No negócio da lavagem e limpeza de automóveis temos de considerar 3 aspectos derivados do modelo de negócio utilizado.

Auto lavagens e auto limpezas

Este modelo de negócio sendo um dos meus preferidos, já que se pode ganhar dinheiro 24 horas por dia 365 dias por ano. Pode ser também complicado encontrar o local ideal para fazer a sua implementação, pois convêm estar localizado num local de passagem. Por exemplo em Lisboa cidade não conheço nenhuma estação de lavagens que funcione 24 horas por dia. É uma grande oportunidade.

Depois de ultrapassada essa questão será só aderir a uma rede de franchising ou adquirir os equipamentos a fornecedores. Existem empresas associadas aos fornecedores que constroem tudo fornecendo orçamentos para o projecto com

“Chave na mão”. Depois é quase só fazer a recolha das moedas 😉

Lavagens e limpezas personalizadas em espaço privado

Nascendo da separação de actividades realizadas por oficinas de reparação, foram surgindo espaços onde é possível fazerem-nos a limpeza e lavagem do carro sem ter de sujar as mãos. Este tipo de lavagem caracteriza-se por para além de lavar exteriormente o veiculo, efectuar a limpeza interior com aspiração,  limpeza de plásticos e vidros.

Permite oferecer serviços complementares, por exemplo limpeza de estofos, limpeza de cabedais, lavagem de chassis, lavagens ao motor, reposição dos níveis de água nos reservatórios dos limpa pará-brisas, perfumar o veiculo e até vender produtos relacionados aos clientes.

Limpezas e lavagens em locais públicos

Conceito derivado de franchising chegou há relativamente pouco tempo a Portugal,  baseado em mão-de-obra barata e contactos com entidades para providenciam o espaço, geralmente na zona de estacionamento, depois com um kit de limpeza e alguma comunicação, cria-se um espaço para desenvolver o negócio. Uma variante do negócio pode ser vista em edifícios empresariais ou de escritórios onde é possível aos trabalhadores deixarem os seus veículos para limpeza enquanto vão trabalhar.

A ideia é fazer o serviço de limpeza enquanto as pessoas não necessitam do carro, ou porque estão em lazer (centros comerciais) ou estão no local de trabalho. E é uma boa ideia!

Comentários

  1. luis almeida diz:

    Bom dia, tenho vários centros de lavagem manual, situados em zona bastante movimentada e com uma boa carteira de clientes particulares e empresas. tenho para venda estes espaços se quiserem investir este negócio é bastante apetecivel. Motivo da venda, deslocação para sul do pais.

    • Paulo diz:

      Bom dia Luis,

      Em que zona se situa os negocios para venda?

    • Adriano Silva diz:

      Boa noite, tens algum na sona de Sintra?? gostaria de investir num pequeno negócio, obrigado.

      • Ângelo diz:

        Boa noite Sr. Luis,

        está interessado na compra de um terreno com projeto aprovado para bombas e lavagem em Sintra?

  2. luis almeida diz:

    bom dia
    Situam-se na Expo em lisboa.
    obrigado

    • Ricardo Cruz diz:

      Bom Dia Sr Luis Almeida,
      Quanto está a pedir por esse seu negocio na Expo.
      Cumprimentos.
      Ricardo Cruz.

      • antonio diz:

        tenho garagem com 1920m2 em frente a universidade lusiada para venda, ja com sistema de lavagem montada

  3. Pedro Loureiro diz:

    Boa tarde

    Senhor Luís quanto está a pedir esse seu negocio?
    Obrigado

  4. joaquim diz:

    Boas penso abrir a minha garagem de lavagens mas nao sei o k perciso pa tar legal pa nao ter probelemas e preciso abrir firma ter licencas algo axim ?

  5. Pedro Andrade diz:

    Boa tarde Sr. Nuno,

    estou a pensar abrir um centro de lavagens em Vila Nova de Gaia.
    Tenho um armazém com espaço interior e exterior onde poderei desenvolver este negócio.
    Este centro seria de lavagens e aspiração manual, onde o serviço será efectuado como se a viatura fosse nossa, onde não pode falhar nada.

    Precisava de saber o que preciso para poder abrir este negócio e as licenças que são necessárias e o investimento inicial.

    Parabéns pelo site que está impecável.

    Cumprimentos,

    Pedro Andrade.

    • Nuno diz:

      Olá Pedro Andrade

      Agradeço as suas palavras.

      Em relação à questão que me coloca, infelizmente não o posso ajudar. Pois não sei responder à questão.
      CAE 45200, a forma mais fácil é perguntar a outra empresa que efectue este serviço quais a obrigações legais a que a actividade está sujeita. Desculpe não poder ajudar.

      Votos de sucesso
      Nuno Casimiro

    • jose fonseca diz:

      O negocio de lavagem sem água não requer licenças expecificas . ao cont´rario de centro de lavagem com água sim e tem de ter fossa, filtragem de água, e maquinaria . centro de lavagem de baixo custo é a centro de lavagem sem água que começa apartir de 3000€

      • João diz:

        Boa tarde.

        Se souber de alguém interessado para comprar estação de lavagem sem água, estou a vender uma no centro do porto, no parque D. João I.
        O meu contacto é o 936217610.
        Obrigado.

        • Nuno Casimiro diz:

          Boa tarde João

          O melhor é colocar um anúncio no site trespasse.com

          Votos de sucesso

  6. Simoes diz:

    Olá a todos, estou a pensar abrir um negócio destes em Angola. Alguem pode dar ideia de quantos m2 de terreno são necessários para este tipo de negócio. A ideia é começar com um sitio pequeno

    Obrigado

    • Carlos Neves diz:

      Sr Simões, tenho um vasto conhecimento no ramo das lavagens auto. Trabalho como supervisor de laavagens numa empresa de outsousing. caso esteja interesado em informações contate-me para melaneo@gmail.com

  7. julio barreiro diz:

    ola eu quero abri um negocio no brasil.gostaria de ideias

  8. Ângelo diz:

    Vendo terreno com 5.500m2 com projeto para posto de lavagem automática ligeiros e pesados (a pensar nos autocarros), porque em Fátima entram por dia cerca de 60 Autocarros com turistas.

    Este terreno situa-se a 500 metros do Santuário.

    De salientar que não há nada do genero na zona.

    Valor: 135.000€

  9. Ângelo diz:

    Contato: 918139898

  10. kurt weiss diz:

    Boas, procuro um posto de lavagem no algarve que esteja para venda.
    Alguem me pode indicar ou encaminhar?

  11. eduardo ozana diz:

    Eu gosto das vossas consultas são agradavéis.
    Estão no bom caminho.
    Parabens.

  12. Aqua diz:

    Bom dia,
    Parabéns pela iniciativa, estou desempregado e gostaria de abrir um negocio deste ramo, gostaria de ter opiniões de actuais detentores deste ramo para que tudo possa correr bem dentro do possível.
    Obrigado

  13. Hiene diz:

    Bom dia,
    Eu sou um jovem que esta tentando seguir este negocio, estou em passos largos em relação a isto, gostaria de ter um apoio de como fazer publicidade para ter mais clientes.

  14. filipe diz:

    Boa noite tds.
    Para se abir um centro de lavagem ainda e preciso uns euritos.
    tem de ter filtro de hidrocarbonetos,serve para separar os óleos,areias.tem um custo de 1400 euros,depois mais obras para o por no chao,depois um bom elevador para poderem fazer lavagem de estrada e de chassi uma maquina de água quente para lavagem de estrada de chassi,depois um bom sitio para poderem fazer resto do trabalho nos carros,e um bom sitio bem localizado com bons serviços,e muita paciência pois os 2 primeiros anos estão ganhar nome,depois sim já começão ver bons resultado,sempre com casa cheia

  15. Cristiano Fonseca diz:

    Boa noite, há cerca de 2 meses que ando a correr a zona de Almada até ao Seixal à procura do melhor sítio para abrir este negócio de lavagens e limpezas auto e está mesmo complicado, alguém tem conhecimento de algum local ou empresa que disponha de espaço no teu terreno? Ou mesmo alguma passagem de negócio também seria de valor..
    Obrigado

  16. Sara Castro diz:

    Boa tarde! Estou a pensar abrir neste momento, em conjunto com outros parceiros uma centro de lavagem/aspiração automóvel 24h/24h. Juntamente com um posto de abastecimento.
    Eu gostaria de saber se alguém me poderia ajudar em relação a fornecedores e etc.
    E qual seria +/- o valor estipulado para o centro de lavagens…Neste caso, o material.

  17. Rui diz:

    se alguém me pudesse fornecer os contactos ou nomes de empresas aonde comprar todo o equipamento para uma lavagem.

  18. José Gaspar diz:

    Boa tarde, possuo um terreno com 6200 metros quadrados, localizado no perimetro urbano da cidade de Pombal ( Zona Centro) junto ao IC 2. Queria iniciar um investimento de lavagens automáticas e Posto de combustivel (se possivel) procuro saber informação sobre os melhores franshisings para este ramo.

  19. José Luís Sousa diz:

    Tenho uma garagem de 500 m2 na cave de um pr´dio em Faro, em local nobre, com aptidão para fazer uma lavagem e limpeza auto dessas com baixo consumo de água. Tem espaço ainda para alguma recolha e oficina de manutenção leve de veículos, tipo revisões, pequenas reparações etc.
    Ainda tenho dúvidas se a deverei explorar ou alugar a terceiros, mas fica a dica para algum interessado ou que queira opinar a respito.
    Desde já obrigado

  20. israel diz:

    ola boa tarde
    alguém sabe se alguma lei que obrigue a ter algum tipo de filtragem de agua especial gostava de saber
    obrigado

  21. Ricardo santos diz:

    Boa tarde
    sou da zona de tomar gostaria de saber o que que tenho de fazer para abrir um centro de lavagens a seco e que investimento tenho de fazer obrigado

  22. Josias almeida diz:

    Boa noite, procuro na zona de Almada até Setubal um sítio para abrir um negócio de lavagens e limpezas de auto pode ser até mesmo um stand que tenha fechado ou nao, se alguém tem conhecimento de algum local ou empresa que disponha de espaço no teu terreno? Ou mesmo alguma passagem de negócio também seria de valor..
    Desde já agradeço.