Leilões de imobiliário, oportunidades em tempo de crise
Artigo sobre as oportunidades de investimento e negócio que podem ser obtidas através de leilões imobiliários
Para quem quer adquirir imobiliário em leilão existem muitas oportunidades e vários locais para conseguir fazer o seu negócio.
Com a recente crise no mercado do crédito muito derivado da subida das taxas de juro, estrangulou o orçamento familiar de algumas famílias e também de empresas. Assim surgiram as penhoras de bens imóveis, seja pela parte das instituições financeiras como pelo Estado, em larga escala.
A origem dos imóveis em leilão
As famílias que não conseguiram suportar os encargos com o seu crédito habitação veêm agora os seus imóveis a serem colocados em leilão por parte dos bancos ou instituições de crédito. Isto acontece porque as casas têm uma hipoteca a favor do banco, assim quem não paga o seu crédito habitação têm que entregar as chaves da casa.
A falência das empresas também trás para o mercado do imobiliário alguns imóveis, se bem que sejam maioritariamente imóveis industriais, como terrenos e armazéns.
Dívidas ficais também atormentam proprietários, seja em qualquer imposto e até mesmo a falta de contribuições para a Segurança Social de trabalhadores independentes, pode motivar à penhora e subsequente leilão dos bens do faltoso.
Descontos na compra de imóveis
Ora, o mal de uns é oportunidade para outros, estas casas hipotecadas vão a leilão por valores abaixo do valor de mercado, se é que se consiga calcular o seu valor justo. Os terrenos, lojas e armazéns são menos frequentes, mas também podem surgir nestes leilões. Por vezes o valor base de licitação é estipulado pelo valor da dívida, assim os preços podem ser muito apetecíveis ou caso a avaliação do imóvel tenha sido “forçada” para cima para obter financiamento a 100% e ainda seja recente, pode não ser um bom negócio.
Vantagens de comprar casa em leilão
O negócio de comprar casa em leilão é tão apetecível para quem compra como para quem vende, o comprador compra mais barato e o vendedor consegue vender quantidades substanciais de imóveis, os bancos não têm qualquer interesse em possuir casas, assim querem desfazer-se da sua carteira de imóveis, o negócio deles é dinheiro!
Uma outra vantagem inerente aos leilões de imóveis provenientes de instituições financeiras é o facto de haver uma pré aprovação do crédito e condições preferenciais para quem fique proprietário desses mesmos imóveis.
Onde pode encontrar imóveis em Leilão:
Nos leilões das Direcção Geral de Impostos, vulgo Finanças pode encontrar para além de imóveis, automóveis e partes sociais de empresas. As penhoras são constantes logo existem novidades de semana para semana. É preciso persistência até encontrar um negócio em determinada localização. Não é muito comum encontrar imóveis premium nestas situações, apesar de existirem imóveis de valores elevados.
A secção de vendas está em: http://www.e-financas.gov.pt/vendas/
A Luso-Roux é uma empresa que actua na área dos serviços de mediação, que vai muito para além dos leilões de imobiliário, mas no contexto deste artigo pode ver as ofertas de imóveis disponíveis através de leilão através no seu site no seguinte endereço:
http://portal.luso-roux.pt/vendas/imobiliario.aspx#/LeiloesPresenciais/
A Euro Estates é uma empresa especializada em leilões de imóveis provenientes de Bancos, esta no mercado desde 2003 e também fornece serviços de mediação imobiliária, pode visitar a sua oferta de imóveis através do seguinte endereço:
A LEILOSOC actua também no mercado dos leilões dedicados ao imobiliário, pode consultar os imóveis disponíveis em:
Ver as oportunidades é a parte mais fácil do processo, pois fazer visitas e licitar nos imóveis pode ser um tormento, especialmente se tiver opositores com grande poder financeiro, aliás é quem mais investe através deste processo.