Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Investir no imobiliário é dos melhores investimentos

conjunto de casasO imobiliário desde há muito que constitui uma verdadeira opção para quem quer investir com sucesso. O imobiliário é dos melhores activos que se pode adquirir, porque é um bem de primeira necessidade, todos precisamos de edifícios, seja para habitação ou para desenvolver uma actividade comercial ou industrial. Investir no imobiliário é considerado também um investimento seguro.

As formas que existem para ganhar dinheiro com o imobiliário são: Comprar e arrendar, construir para vender, construir para arrendar, arrendar para sub-arrendar, restaurar para vender ou arrendar. Depois é só direcionar as suas atenções aos vários mercados disponíveis:

Mercado empresarial

Os empresários dos serviços precisam lojas e escritórios para a sede da empresa, bem como ponto de partida para desenvolver o negócio. Aqui existe a oportunidade de comprar para arrendamento em paredes, ou montar um estabelecimento comercial e arrenda-lo posteriormente, como exemplo: negócios na área da restauração, cafés, restaurantes, churrasqueiras, etc.

Mercado Industrial

Apesar de Portugal ter indústria, esta não está adaptada aos tempo de hoje, o tempo da mão-de-obra barata, já foi, agora a única possibilidade é apostar em indústrias de valor acrescido, luxo, inovação, energias renováveis, enfim tudo o que têm futuro. A possibilidade de reconverter os edifícios e adapta-los aos novos desígnios pode trazer bons frutos, ou então construir armazéns para o retalho.

Mercado habitacional

Comprar e vender moradias ou apartamentos, está um pouco contraído pelas condições de crédito e pela confiança das famílias, o endividamento é algo que poucos querem aumentar, já que perigo de uma situação de desemprego pode deitar tudo a perder. Assim a opção é adquirir imóveis de quem está em dificuldades, seja através de forte negociação ou dos leilões de imobiliário que se tornaram frequentes para que as entidades bancárias possam aumentar a sua liquidez.

O mercado de arrendamento em Portugal também é difícil, mais por razões de Justiça, já que é difícil despejar inquilinos faltosos, fiadores e garantias nunca são demais para tentar minimizar os riscos de sofrer o incumprimento das obrigações.

Mercado dos terrenos

É um sector onde as margens podem ser elevadas, comprar para lotear e posteriormente vender, foi uma mina em outros tempos, hoje, encontrar um terreno de grande extensão e bem localizado pode ser uma miragem, a menos que esteja já na sua posse. Vender lotes de 300 metros quadrados por 100.000€ é bem possível!

O mais importante

Um dos factores críticos de sucesso neste negócio é a qualidade de construção e a localização. A localização é por ventura um dos factores que mais valoriza o investimento. Afinal o arrendamento de uma loja em Santarém, será uma porção da renda de uma loja equivalente numa rua central da cidade de Lisboa ou Porto, pois o valor de uma imóvel será bastante diferente da outro.

Vantagens

É um activo que pode gerar rendimentos constantes, para além de poder gerar mais valias através da valorização. Baixa volatilidade do valor e dos rendimentos gerados.

Desvantagens

Existem alguns aspectos que podem retrair o investimento em imóveis, nomeadamente os custos associados, como impostos sobre a propriedade, regime fiscal dos rendimentos imobiliários pouco favorável, despesas de manutenção e conservação. O custo de entrada pode ser elevado ou quando por via do financiamento, assumir responsabilidades financeiras elevadas.

Apesar de todas as dificuldades, existem oportunidades que convém aproveitar, para quem as consiga identificar, por exemplo através dos leilões de imobiliário.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.