Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

A importância de uma opinião

Cada vez sinto mais a importância das opiniões, sejam elas positivas ou negativas. Por vezes apenas é necessário uma palavra de ânimo, que não deixa de ser uma abordagem positiva sobre determinado assunto. Um comentário pode ser de extrema importância e pode provocar ou proporcionar o crescimento ou desenvolvimento de alguma ideia ou aspecto relevante.

Não podemos confundir opiniões com conselhos, pois conselhos tentem a ser soluções, opiniões são análises ou pontos de vista. Uma coisa é dizer o que pode ser melhorado outra coisa é dizer como pode ser melhorado. Os conselhos também podem ser de extrema importância.

Opiniões positivas

As opiniões positivas são elogios que são motivadores. Todas as pessoas gostam de receber elogios, sabem bem e são um tónico para a superação pessoal. São fonte de energia anímica. Receber opiniões positivas faz-nos sentir bem e isso pode levar a um aumento da produtividade individual ou até mesmo colectiva.

Um exemplo pessoal, houve alguém que teceu um pequeno elogio ao meu primeiro blogue, acabou por ganhar um amigo que ajudou a superar vários obstáculos. Um elogio criou uma amizade.

Opiniões negativas

São talvez ainda mais importantes que as opiniões positivas pois obrigam-nos a um olhar mais profundo sobre o assunto. Geram geralmente melhorias e alterações como forma de colmatar os pontos negativos. Podem ser encaradas como um desafio e os desafios fazem-nos mover, transformar e alterar a realidade.

Receber e dar opiniões menos favoráveis requer alguma sensibilidade para não ferir sentimentos. Quem recebe essas críticas também tem que ter alguma contenção na análise das opiniões menos positivas pois geralmente há uma grande ânsia de retaliação. Novamente no campo pessoal, uma crítica menos positiva, já me levou a alterar um blogue por completo e a agradecer a sinceridade.

Tudo pode ser bom para conseguir motivação e vice versa

A indiferença pode ser o pior

Receber opiniões é sempre bom, já não as receber é que pode ser mau. Especialmente das pessoas que nos dizem mais ou que nos merecem consideração. Por vezes uma pequena palavra de ânimo pode significar muito.

A teoria do bota baixo

Não podemos confundir, opiniões negativas com iniciativas para desencorajar os outros. Haverá sempre pessoas focadas nos problemas e não nas soluções. Criticando tudo e todos e não fazendo nada para alterar o que quer que seja, a começar pelo meio que os envolvem.

Opiniões profissionais sobre negócios

No que diz respeito às opiniões sobre negócios existe a possibilidade de contratar consultores ou empresas de consultoria e apoio à gestão que poderão dar orientações sobre o negócio. É por isso possível conseguir aconselhamento empresarial independente, muito diferente das opiniões que geralmente podem ser recolhidas junto do grupo de referência da maioria das pessoas, conforme o descrito no artigo: entraves ao empreendedorismo.

Mais um exemplo

Muito recentemente recebi uma opinião não muito favorável sobre determinado site, mas bastante pertinente e com as palavras certas. Essa crítica acabou por se tornar construtiva, pois actuei sobre o aspecto que tinha sido referenciado e acabei por beneficiar de melhoramento de um dos indicadores de análises do website.

Nesta caso as palavras foram: “o site está com uma imagem muito comercial e de pouca confiança” após algumas alterações para dar resposta a este comentário, obtive como resultado o melhoramento no “bounce rate” dos visitantes de 5% a 10%, taxa essa que mede a retenção de visitantes num website. Estando ainda em busca de novas soluções para tornar o site mais confiável.

Fico muito feliz com todas as opiniões que tenho recebido sobre o blogue investidor, isso tem ainda dado mais força para escrever artigos e também mais responsabilidade para não defraudar as expectativas dos leitores.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.