Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Importância de um bom domínio para o seu site

Os domínios de internet são a morada do site, assim é importante escolher onde quer instalar o seu site, quer o seu site na Avenida da Liberdade, ou numa estrada secundária? Pode parecer que não tem comparação, mas é precisamente a forma mais fácil de explicar a importância de um domínio. Os domínios são um dos factores chave de qualquer projecto na internet. No artigo como avaliar um domínio podem tirar-se boas indicações para ter em mente  na hora do registo do domínio.

Para registar ou comprar um domínio existem alguns factores a ter em conta:

Extensão do domínio

Pode parecer pouco importante, mas é um dos factores onde acontecem mais erros, extensões mesmos utilizadas com .INFO, .EU devem ser evitadas ao máximo, traduzem-se como segundas escolhas aos olhos dos internautas ou clientes. Mesmo os domínios .ORG e .NET gozam de pouca credibilidade, sendo que seria extenso explicar tudo o que envolve. A  recomendação que posso dar é: registe domínios .COM ou .PT, conforme o seu site seja para o mundo ou só local, só para Portugal. Para registar um domínio .PT são necessários um de 3 cenários:  possuir uma empresa e registar o seu nome ou no caso de profissionais independentes é possível registar o nome  e apelido e para finalizar os detentores de marcas nominativas, ou seja registo de uma marca verbal.

Credibilidade

A credibilidade de um domínio não é fácil de medir, muito pelo contrário, só especialistas poderão dizer ao certo o que é melhor, sendo mais fácil dizer o que deve evitar na criação do seu domínio. Para que possa ter uma ideia não é boa política registar domínios com hífen ou com acentuação (IDN domains), pois fogem ao que se utiliza por norma na internet, esses domínios são formas pouco utilizadas no registo de domínios e só em casos muito especiais devem ser utilizadas na idealização do seu endereço web.

Simplicidade

Um bom domínio para o seu site deve ser simples, se for a sua marca tanto melhor, pois com alguma optimização produzirá quase os mesmos efeitos que um domínio registado unicamente com base no volume de pesquisas das palavras chave pelas quais gostaríamos de ser encontrados nos motores de pesquisa. Contudo, os domínios top são especiais pelo que podem produzir em termos de resultados nos motores de pesquisa, assim podem dominar certos resultados das pesquisas e conseguir consequentemente mais visitantes e clientes para o seu projecto web. A grande dificuldade reside em comprar o domínio, pois é quase certo que já alguém o registou, e vai querer ganhar dinheiro com ele.

Sonoridade

A forma como se lê o domínio é importante, pois no passa-palavra desejado é bom que seja simples e também fácil de memorizar.

O domínio é um dos factores de extrema importância num website, a par com o design, conteúdo ou ideia, tenha sempre isso em mente, e pondere sempre todas as opções, pois remodelar um site é muito mais fácil do que trocar de domínio. Diria que é quase preferível construir um novo website, com as desvantagens inerentes de começar de novo todo o trabalho de divulgação.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.