Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ideias para Poupar nos combustíveis

Sendo o carro um bem utilizado pela maioria das pessoas numa base diária, corresponde também a uma das maiores despesas mensais a serem suportadas por quem deles usufruem. Com o preço dos combustíveis atingindo valores cada vez mais altos, surge a necessidade de encontrar alternativas que auxiliem na poupança do consumo de combustível, de forma diminuir os gastos com ele relacionados.

Apesar do preço dos combustíveis ser visto como o principal responsável pelo alto valor das despesas relacionadas com a utilização do mesmo, o facto é que, os hábitos de condução, contribuem ainda de forma mais activa para os elevados montantes despendidos mensalmente com a compra de combustível.

O lado positivo de toda esta situação assenta no facto de ser perfeitamente possível reeducar certos hábitos de condução, de forma a contribuir para uma diminuição significativa do consumo de combustível e, consequentemente, poupar algum dinheiro.

Eis algumas ideias que lhe poderão ajudar a poupar nos combustíveis:

Analise os preços

– Compare preços e comece a prestar uma maior atenção ao local onde abastece. Tente descobrir qual, dentro das suas zonas de passagem, corresponde ao local com o preço mais em conta. Ainda que a diferença em relação aos restantes locais seja pouca, ao final do mês certamente que conseguirá poupar uma quantia bem relevante.

Reduza o peso no automóvel

– Evite o transporte de bagagem pesada desnecessária, sendo que o peso extra poderá aumentar o consumo de combustível. Pode não parecer ter muita importância, mas a verdade é que muitas vezes carregamos demasiado material que não iremos precisar de utilizar, como poderá ser o caso de, por exemplo, equipamento relacionado com uma determinada actividade profissional. Se o evitar, estará a contribuir para a poupança de combustível.

– Modere a velocidade da sua condução. Ao fazê-lo, estará a evitar o consumo desnecessário de combustível. Seja fora ou dentro da cidade, fique-se pelos limites, e verá que no final do mês notará a diferença.

Cuidado com as temperaturas

– Cuidado com o ar condicionado. A menos que as temperaturas realmente o exijam, evitar andar a ligar e desligar o ar condicionado. Diminuir a frequência com que o faz irá também contribuir para a poupança de combustível.

– Tente estacionar sempre à sombra, de forma a evitar contribuir para a evaporação de combustível, que é exactamente o que costuma acontecer sempre que resolve estacionar o seu carro num local ao sol. Portanto, se tiver oportunidade de escolha, nunca prescinda de uma boa sombra, pois tal também contribuirá para a poupança de combustível.

Planeie as viagens

– Planeie bem as suas viagens, e estude os trajectos que pretender fazer. Saber exactamente por onde deve ir para chegar a um determinado destino, ajudará-lo a poupar bastante combustível que gastaria a tentar encontrar o melhor caminho para chegar ao seu destino.

Faça exercício!

– Exercite as pernas com maior frequência. Basicamente, isto significa deixar de utilizar o carro para toda e qualquer deslocação, como é o caso de muitas pessoas. Se precisar efectuar uma pequena deslocação, deixe o carro estacionado, ande um pouco, e verá que, não só beneficiará a sua carteira, como também a sua saúde.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.