Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Ideias para negócios relacionados com imobiliário

Artigo com ideias para negócios relacionados com imobiliário

O mercado imobiliário está em baixa (oportunidade), e muitas investidores desistiram de fazer investimentos no ramo imobiliário e preferem esperar que o mercado entre em fase ascendente para fazer o seu negócio. No entanto o imobiliário é um activo que está sujeito a flutuações, tal como qualquer outro activo. Mesmo assim temos de considerar que este é um activo que pode funcionar como garantia para financiamentos e satisfaz um necessidade básica do ser humano, a habitação, um um local para acolher a sua família ou é motor dos negócios pela necessidade de  sediar uma nova empresa, abrir um ponto de venda ( loja) ou construir uma armazém ou fábrica .

Mediação imobiliária

Se é uma pessoa com ideias inovadores, espírito aventureiro e empreendedor, então a criação de uma empresa imobiliária é uma ideia, apesar do mercado estar saturado, existe espaço para a inovação. O negócio imobiliário é altamente lucrativo, basta pensar na quantidade de imobiliárias que nasceram nos últimos anos.

Se é verdade que muitas imobiliárias estão a encerrar, também é verdade que num futuro movimento expansionista do mercado imobiliário vão surgir novas oportunidades de entrada. Existe sempre espaço para inovações e abordagens diferentes ao mercado.

Existem oportunidades de mediação imobiliária em vários segmentos de mercado, podemos olhar para o mercado de luxo, para a mediação de propriedades rurais ou até mesmo efectuar a mediação através de novos mecanismos e de formas inovadoras. Por exemplo, oferecer um serviço de divulgação dos imóveis através de um custo fixo.

Decoração de interiores

Decoração de entrada de casaCom a aquisição de imobiliário residencial ou comercial, os proprietários poderão necessitar de uma ajuda profissional para a decoração destes espaços. Os decoradores apresentam-se como a solução para satisfazer esta necessidade.

Se tem capacidades, originalidade e habilitações para realizar este tipo de actividade, criar um negócio de decoração de interiores pode ser uma boa ideia, seja para o mercado particular ou empresarial. Uma vantagem deste tipo de negócio que não podemos esquecer é que este é um negócio de baixo investimento inicial.

Leiloeira de imóveis

Os leilões de imóveis estão  cada vez mais a fazer parte do mercado imobiliário, a oferta crescente de imóveis para venda e a falta de procura, originam bons negócios para compradores através desde processo de venda. Provavelmente não é fácil entrar neste mercado, pois é bastante técnico, contudo poderá ser a forma de colocar imóveis no futuro.

Certificação energética

A pegada ecológica dos imóveis, ou seja, a eficiência energética dos imóveis é uma mais valia para os proprietários, pois permite usufruir de mais conforto pelo menor custo. A eficiência energética não é mais do que o aproveitamento e utilização inteligente dos novos materiais disponíveis na construção, reduzindo as fugas de temperatura e o aproveitamento de energias renováveis para satisfazer necessidades aliadas ao imóvel. Uma grande vantagem é que esta certificação permite usufruir de descontos nos impostos, nomeadamente no IMI. Ganhar dinheiro e emitir esta certificação é uma grande ideia, contudo existe algum burocracia e regulamentação lidada a este tipo de actividade.

Avaliação de imóveis

Ser avaliar imobiliário é uma actividade que pode ser exercida a tempo parcial, sendo necessário obter formação e certificação para poder emitir opinião. Esta actividade é fundamental na aquisição de imóveis, pois sem conhecer o valor do bem pode levar a maus negócios. Poderá começar-se como trabalho autónomo e mais tarde com o crescimento do número de clientes e com o aumento da facturação passar a empresa de avaliação de imóveis.

É uma área onde cada vez é mais essencial para que as avaliações sejam feitas da melhor forma possível, para que nem o vendedor nem o comprador saiam prejudicados neste tipo de negócios, por exemplo na licitação de imóveis em leilões pode ser uma bom suporte para os investidores imobiliários. As instituições de crédito são os clientes mais frequentes, contudo também se pode oferecer este tipo de serviços a investidores imobiliários e fundos de investimento imobiliários.

O imobiliário é uma area de negócio que apesar dos seus altos e baixos, irá manter-se como fonte de oportunidades de investimento, sendo apetecível para o mais comum dos investidores. Muitas são as actividades ligadas ao sector imobiliário, estas só alguns exemplos.

Pesquisa do blog