Ideias para investir na agricultura
Apresentação de algumas ideias para a criação de projectos agrícolas. Muitos são os bens que podem ser produzidos
Fico agradado por cada vez mais a agricultura se configurar como uma hipótese de investimento.
Pelos recentes contactos que recebi a pedir opiniões sobre negócios agrícolas. Cada vez mais pessoas têm consciência da importância da agricultura e pretendem desenvolver negócios agrícolas. Ou suscita curiosidade conhecer este tipo de negócios.
Um aspecto a considerar, antes de avançar é que as ideias a apresentar são baseadas em negócios reais. Assim ideias para investir em matérias primas, como os cereais em bolsa, não constam deste artigo. A lista de ideias apresentadas são baseadas em bens produzidos na terra, ficando também de fora negócios relacionados com a pecuária. As ideias cingem-se a negócios agrícolas reais ao alcance de qualquer um.
Considerações iniciais
Antes de iniciar um negócio como agricultor ou como investidor na agricultura. Será necessário escolher o tipo de cultura que se quer desenvolver ou investir. As hipóteses são várias, sendo que o valor a investir pode ser limitativo para desenvolver culturas de latifúndio.
O tipo de produto é um factor a ter em consideração
Existem os bens de primeira necessidade, como os cereais, as frutas e os legumes. Evidentemente que aqui a concorrência é maior. Já que a procura também é maior, depois existem outros produtos onde a procura é inferior e onde também haverá menor concorrência.
A periocidade, ou tempo que os produtos mantêm as suas qualidades e podem ser consumidas. Por exemplo: um dióspiro estraga-se mais rapidamente do que maçã. Tudo isto deve ser considerado nas escolha do que produzir.
Para quem produzir?
Um aspecto importante é escolher o mercado para quem vamos produzir e como vamos comercializar os produtos. A produção para consumo interno tem as suas vantagens, tal como produzir para exportação. Apesar do processo de comercialização ser diferente, o ideal será encontrarem quem adquira todo o “output” antes de iniciar a produção. É importante estabelecer parcerias antes de desenvolver o negócio. Um dos aspectos críticos na produção agrícola é o seu escoamento.
Ideias para produzir Cereais
- Produzir Milho
- Produzir Trigo
- Produzir Aveia
- Produzir Centeio
- Produzir Cevada
- Produzir Arroz
Os cereais são elementos básicos da alimentação, consumidos em todo o mundo. Os cereais têm o seu preço cotado em bolsa. Regra geral para produzir cereais será necessário ter uma boa extensão de terreno para cultivo. Para saber mais sobre cereais visite: Cereal na Wikipédia
Ideias para produzir bens de grande consumo
- Cultivo de Batata
- Cultivo de Cebola
- Cultivo de Cenoura
- Cultivo de Alface
- Cultivo de Feijões
- Cultivo de cogumelos
Os produtos de grande consumo ou grande procura são produzidos de forma intensiva. Geralmente com recurso a estufas de modo a maximizar a produção e abastecer o mercado. Não é necessário uma grande extensão de terreno para desenvolver algumas destas produções. As estufas podem ser a arma de maximizar produções. Artigo relacionado: Produção em estufa, agricultura do futuro.
Ideias para produção de micro culturas
- Produção de ervas aromáticas
- Produção de plantas para chás
- Produção de espécies com pouca procura
Uma das ideias que mais gosto é “atacar” mercados pequenos, pois são por natureza pequenos e por isso muitas vezes desprezados pelas grandes empresas que pensam mais em volume. Assim ser o maior produtor de algo pode ser uma ideia a perseguir.
Ideias para pomares
- Macieiras
- Laranjeiras
- Pereiras,
- Pessegueiros
- Figueiras
A fruta faz parte de uma alimentação equilibrada, tendo o seu lugar na mesa após as refeições. Sendo alimentos de grande procura existe também concorrência e muitos produtores. Talvez a especialização numa qualidade ou variedade de determinado fruto. Por exemplo existem inúmeras espécies de maças. Regra geral também são necessários boas extensões de terreno, de forma a poder tirar partido dos investimentos realizados.
Ideias de produtos de baixo consumo (em Portugal)
- Beringelas
- Pimentos
- Piri-piri
- Pepinos
Existem produtos que não tendo muita procura em Portugal, se desenvolvem bem no nosso clima e que poderá ser uma aposta clara na exportação. Os frutos vermelhos como os mirtilos, parece-me ser um mercado onde já existem diversas explorações.
Estas são apenas algumas ideias, bastará percorrer um supermercado ou frutaria para ter mais ideias. Temos de ter em consideração o que pretendemos, pois é possível produzir bens de rotação elevada e grande procura. Optar por um pequeno nicho de mercado onde será até por ventura mais fácil de liderar.
Em todos os casos é altamente aconselhável, estudar o mercado, os consumidores, os revendedores , a concorrência e ser especialista no que se produz. O que quer dizer que temos de estudar tudo sobre o que vamos produzir de forma a poder tirar o máximo partido do investimento e estar consciente dos riscos que enfrentamos.