História da Liberty Seguros
Artigo sobre a História da Liberty Seguros
Nascida num dos berços da actividade seguradora norte-americana, Boston, a Liberty Seguros é a marca que designa a actuação internacional da Liberty Mutual, sob a qual se encontra a égide do grupo Liberty International. É esta a composição formal da entidade fundada em 1912 e cuja influência não tem parado de se multiplicar, de tal forma que os seus marcos estão dispersos em 24 países, ainda que o potencial de crescimento real se mantenha e possa eventualmente acrescentar mais algumas bandeiras pelo globo.
Presente em solo nacional desde 2003, mais concretamente a partir do dia 23 de Maio, a Liberty Seguros chegou a terras lusas na sequência da extinção da Seguradora Europeia, na altura pertencente ao Credit Suisse, detentor da entidade até essa data mas que viria a abdicar dos seus direitos na totalidade ao vendê-la a um conglomerado de accionistas. O resultado foi a concessão de “luz verde” para a concretização de um numeroso conjunto de estratégias, entre as quais a expansão para vários países, nos quais se incluía a pátria de Camões.
Em termos de segmentos de mercado, a Liberty Seguros concede uma clara preferência aos particulares, não menosprezando o ramo empresarial, embora com ofertas muito escassas quando comparados estes dois géneros de clientes. É naquele primeiro sector que “dá cartas” e no qual assenta maioritariamente o seu volume de negócio, hoje em dia (bastante) mais alargado às emergentes áreas das micro e pequenas empresas, cujo crescimento é actualmente notório, contrariamente a empresas de grandes dimensões, as quais têm sido gradualmente transferidas para nações que oferecem melhores condições no seio do tecido empresarial, ambiente económico e políticas financeiras.
A eficaz rede de sucursais, agentes autorizados e colaboradores é um dos pontos fortes desta entidade que em menos de uma década consegui alcançar objectivos que algumas das suas concorrentes há mais tempo neste “campo” foram incapazes de atingir, levando à conclusão de que apesar de ser jovem no mercado português, a Liberty Seguros soube tirar o máximo partido da experiência do grupo centenário do qual emana, construindo a sólida reputação que conserva em solo nacional e sustenta o seu desenvolvimento.
Nas ofertas presentemente activas para os clientes lusitanos inserem-se várias sugestões dos ramos Vida e Não Vida, tendo cada uma destas especificidades próprias que podem variar mediante determinados critérios (nomeadamente os extras, montante, coberturas e finalidades), sendo nessa medida flexíveis o suficiente para que sejam consideradas na escolha de qualquer produto na ampla gama dos seguros.
Website: www.libertyseguros.pt