Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Gerir pessoas através de um sistema de recompensas

Saiba como Gerir pessoas através de um sistema de recompensas

Na gestão dos recursos humanos de uma empresa torna-se necessário definir instrumentos que permitam gerir as pessoas de forma que permaneçam motivados, comprometidos e empenhados no sucesso da empresa.

O sistema de recompensas consiste num conjunto de instrumentos alinhados e coerentes com os objetivos da empresa, dos quais irá resultar a motivação pessoal, a produtividade acrescida dos trabalhadores e a continuidade da convergência de interesses que se pretende na relação de trabalho, ou seja, as pessoas continuarão empenhadas no sucesso e nos resultados colectivos da empresa.

 

A implementação de um sistema de recompensas na empresa tem três objetivos:

1)    O primeiro objetivo do sistema de recompensas é atrair, motivar e reter os melhores colaboradores de uma empresa, criando condições para que desenvolvam as suas competências técnicas em benefício da empresa;

2)    Em segundo lugar do sistema de recompensas procura assegurar melhores níveis de produtividade e de desempenho na empresa;

3)    Por fim, pretende atingir melhores níveis de eficiência do trabalho, isto é, cumprir as mesmas metas na empresa (em termos de produtividade) de forma a gastar menos recursos possíveis – a política de controlo de custos do sistema de recompensas consiste em “fazer mais com menos”.

Tendo em conta estes três objetivos principais, o sistema de recompensas é pensado e implementado tendo em conta um conjunto de pressupostos organizacionais que iremos apresentar de seguida.

Alinhado com a estratégia da empresa

O sistema de recompensas eficaz está orientado para os objetivos e a estratégia da empresa, ou seja, aponta aos funcionários qual o caminho seguir, de forma a desencadear comportamentos que estejam também em consonância com as metas da empresa.

Por outro lado, o sistema de recompensas permite bloquear e penalizar os desvios em termos de comportamento na empresa – deste modo será reforçada a cultura da empresa, o perfil de sucesso e a estrutura hierárquica da organização.

O sistema de recompensas deve, ainda, definir objetivos claros, exigentes e alcançáveis – metas que comprometam, responsabilizem e envolvam os trabalhadores, com critérios de compensação e reconhecimento que devem premiar o bom desempenho e a produtividade.

Ao apontar os objetivos macro da empresa, o sistema de recompensas deve valorizar também o esforço e os objetivos individuais da equipa, promovendo o trabalho em equipa, a solidariedade e a interdependência entre todos os membros da equipa.

Justo e objetivo

O sistema de recompensas deverá ser visto pelos colaboradores como justo e objetivo, deve premiar o mérito e o desempenho dos trabalhadores na contribuição para os resultados da empresa.

Ao ser valorizado e reconhecido pelos trabalhadores, o sistema de recompensas irá gerar uma maior motivação e maior produtividade na empresa.

O tipo de recompensas de uma empresa determina também o tipo de pessoas que uma empresa é capaz de atrair e consegue reter no futuro. A capacidade de atracão e de retenção do talento é um dos indicadores da eficácia do sistema de recompensas na empresa que se inicia logo no momento de contratar e trazer um trabalhador novo para a equipa.

O sistema de recompensas deve ser capaz de atrair, valorizar e potenciar as capacidades técnicas dos seus colaboradores, de forma a gerar motivação e desencadear valor competitivo para a empresa.

No próximo artigo analisaremos os diferentes tipos de sistemas de recompensas que podem ser baseadas no cargo e nas competências técnicas, no desempenho ou na hierarquia da empresa.

Pesquisa do blog