Funções de um mediador de seguros
Saiba quais são as Funções dos mediadores de seguros. Saiba mais sobre os profissionais de seguros
Enveredar por uma profissão ligada à actividade seguradora é uma das alternativas para quem conclui um curso de mediação de seguros. As hipóteses são variadas, pois existem várias formas de exercer esta actividade comercial, seja em regime parcial ou a tempo inteiro. Tudo dependerá do nível de comprometimento com a actividade. Já que esta actividade pode funcionar como complemento de uma outra e assim ser mediador em part-time. Rendibilizando a rede de contactos que a pessoa possui.
O profissional de seguros apenas poderá actuar nos ramos dos seguros para os quais está habilitado a praticar através da certificação obtida através dos certificados emitidos pelo Instituto de Seguros de Portugal. A entidade que regulamenta e supervisiona a actividade seguradora em Portugal. Assim pode actuar no ramo vida, no ramo não vida ou em ambos.
Mediador de seguros
Actuando de forma independente ou não em relação às seguradoras, faz a angariação de clientes e pode oferecer propostas de seguros de várias seguradoras, procurando desta forma o melhor prémio para o cliente. Busca o melhor prémio através de simulação. Para além das tarefas de angariação de clientes, gestão dos seguros dos clientes poderá também efectuar cobranças se para isso estiver autorizado pelas companhias de seguros para quem realiza contratos. Esta actividade pode ser realizada a nível pessoal (trabalhador independente) através ou através de uma sociedade (empresa).
O mediador de seguros pode exercer várias funções, já que existem vários tipo de mediadores, a saber: agente de seguros, corrector de seguros e angariador de seguros.
Onde cada uma das funções pressupõe tarefas, responsabilidades ou orientações diferentes
Agente de seguros
O agente de seguros é um mediador que pode exercer actividade para uma ou mais companhias de seguros, onde angaria clientes, apresenta soluções e apresenta propostas, que posteriormente são traduzidas em contratos de seguro. Caso esteja habilitado pelas seguradoras poderá também efectuar contratos em nome da seguradora. É neste grupo que se inserem a maioria dos mediadores de seguros.
Quando o professional de seguros está ligado em exclusiva a uma única seguradora denomina-se de agente exclusivo. Podendo ser através de contrato ou atráves de franchising.
Corretor de seguros
O corrector de seguros é um mediador com poder negocial, pois a sua carteira de clientes permite obter melhores prémios para os seus clientes através de negociação. Para ser corrector é preciso possuir um carteira de clientes com um valor significativo. Busca o melhor prémio através de negociação directa com a seguradoras. Pode também estar ligado a agentes de seguros. Actividade restrita onde existem apenas alguns profissionais.
Angariador de seguros
Profissional ligado geralmente a uma seguradora, faz prospecção de mercado procurando atrair novos clientes para a seguradora ou corretor para quem trabalha. Apenas se concentra em encontrar clientes. Apresentando propostas de seguros. Não realiza cobranças e está muitas vezes abrangido ao regime de exclusividade.
Para exercer qualquer cargo de mediador é sempre necessário ser aprovado nos exames de mediação que o Instituto de Seguros de Portugal promove. A formação dos candidatos está a cargo das entidades que os propõe a exame.