Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Formas de se tornar um investidor empreendedor

Entrar no mundo empresarial é um passo de gigante para qualquer pequeno investidor, é a possibilidade de construir um império com base num negócio que poderá prosperar e oferecer um retorno espectacular, basta pensar no caso dos dois irmãos Martins que, criaram uma empresa de metalomecânica (Martifer) que hoje vale e factura milhões, os casos de sucesso acontecem!

Aquisição de empresa já em actividade

Criança a correr com felicidadeÉ a forma mais rápida e segura de entrar no mundo empresarial, a empresa já está em laboração, logo tem clientes e fornecedores, têm possivelmente um nome no mercado, tem trabalhadores já qualificados ou que dominam o que fazem. Mas a grande vantagem é sem dúvida a analise das demonstrações financeiras da empresa, pode-se prever os fluxos de caixa com maior precisão comparativamente aos fluxos de caixa gerados por um projecto de investimento.

Ideia inovadora, a sua ideia

Ser pioneiro, é um desafio para qualquer um, ter uma ideia de negócio e coloca-la em prática, contudo nem sempre se tem sucesso, pois uma ideia inovadora fora de tempo pode não ter aceitação pelo mercado, as boas ideias devem poder satisfazer e responder a uma necessidade ou desejo de hoje, não nos próximos 10 anos. As nossas ideias são altamente motivadoras, somos os criadores de algo que não existe, se a sua ideia resultar pode se ser um génio, vejamos a Microsoft ou o Google, se a ideia não resultar, ninguém vai saber de nada! Ter a própria ideia de negócio e arriscar / acreditar que pode ter sucesso pode ser uma factor determinante no resultado final.

Utilizar as ideias de outros, também vale

As boas ideias geram sempre admiradores, que tentam também a sua sorte, se mediar transacções de imóveis tem boa rentabilidade, então porque não entrar nesse negócio também, com base nisto foram criadas redes de franchising de compra e venda de imóveis, tornando a actividade imobiliária uma guerra pela angariação de imóveis, vendendo cada vez menos cada um, pois os operadores são cada vez mais.

Copiar ideias sempre foi práctica corrente, se alguém está a ter sucesso vai ser copiado ou imitado de certeza. Seja no café de esquina ou no transporte de crianças para a escola. Um dos modelos de negócio mais copiados dos últimos tempos foi a mediação imobiliária, abrindo imobiliárias em todo o lado ou a comprar e venda de ouro, saturando deste modo o mercado.

Copiar ideias também pode ser uma caso de sucesso, o desenvolvimento da indústria dos moldes em Portugal, devesse ao efeito de imitação e ao espírito de cooperação entre os mesmos.

Existem por vezes bolsas de ideias em centros de apoio como o IAPMEI para quem tem ideias e as cede, mas tem as mesmas indefinições que as ideias inovadoras.

Franchising, negócio de outros

O franchising é uma parceria com uma marca já existente. A utilização de uma marca pré-estabelecida trás vantagens ao nível da redução da incerteza própria da actividade comercial, logo menor risco associado.

No artigo Franchising, uma porta de entrado no mundo empresarial pode encontrar um resumo das principais vantagens e desvantagens de investir através do franchising. Uma opção a considerar para quem precisa de apoio na gestão e não só.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.