Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Formas de economizar com electrodomésticos

dinheiro a sair do bolsoÉ sabido que os electrodomésticos representam o papel de um dos maiores responsáveis no que toca a consumo de electricidade, e por vezes também água.

Sendo uma boa percentagem do consumo mensal de energia atribuído à utilização dos mais diversos electrodomésticos, muito em dinheiro poderia ser poupado com uma pequena reeducação de alguns hábitos de utilização desses mesmos aparelhos.

Algumas formas de economizar com electrodomésticos:

Desligue da tomada

Desligue da corrente qualquer que seja o aparelho que não esteja a ser utilizado. Muitas pessoas não se apercebem, mas a verdade é que, ainda que desligados, basta estarem ligados à corrente para que continuem a consumir energia, o que representa um gasto desnecessário de electricidade e dinheiro.

Utilize a capacidade total

Tente lavar o máximo de roupa possível de uma só vez, de forma  a diminuir o número de utilizações da máquina de lavar roupa, e consequentemente poupar uma boa quantidade de água e energia.

Seja tradicional

Tente prescindir da máquina de lavar loiça o máximo possível. A menos que a quantidade de loiça a lavar assim o justifique, opte por uma lavagem à mão, que sempre resultará numa diminuição de electricidade gasta com a lavagem.

A localização é importante

Instale os frigoríficos e congeladores sempre longe de fontes de calor. O ideal será num local bem ventilado, de forma a não instigar o consumo de energia por parte do aparelho, coisa que acontece sempre que o mesmo entra em contacto com fontes de calor. Também convém não colocar comida ainda muito quente dentro do frigorífico, de forma a evitar esse mesmo efeito.

Atenção aos aparelhos electrónicos

Os computadores são aparelhos que, recentemente, vieram aumentar substancialmente os gastos de energia de muitas casas. De forma a evitar que esse aumento se revele demasiado acentuado, evite deixar o computador ligado quando não o estiver a utilizar. Se tiver mesmo de o fazer, então pelo menos active o modo de poupança de energia do monitor, que sempre ajudará a diminuir um pouco os gastos de energia.

Pequenos passos, grandes poupanças

Regule correctamente a temperatura do fogão eléctrico, de forma a evitar estar a gastar mais do que realmente necessita para a confecção de uma refeição. Tire partido das tampas, pois ajudam a cozinhar com menos energia.

Utilize apenas o que necessita

Evite a utilização de aparelhos eléctricos mais supérfluos, como é o caso de secadores, que poderão facilmente ser substituídos por uma simples toalha. Muitos aparelhos eléctricos procuram substituir certas tarefas que poderiam facilmente ser executadas manualmente. Apesar de tal se poder revelar conveniente, a nível de poupança de tempo e esforço, também poderá ser uma ideia bastante inimiga de quem tiver por objectivo poupar nos consumos domésticos.

Conclusão

Ao reduzir ligeiramente os gastos com os mais variados electrodomésticos, terá a oportunidade de comprovar, ao fim do mês, diminuições bastante significativas no consumo de energia, que lhe poderão ajudar a poupar quantias bastante importantes de dinheiro.