Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Finanças pessoais e património pessoal

Artigo sobre Finanças pessoais e património pessoal

Nada melhor do que iniciar este projecto com uma pequena abordagem às finanças pessoais e enquadramento sobre tema.

Melhorar e evoluir é uma característica dos seres humanos, querer aumentar a qualidade de vida de cada um deve ser o objectivo principal de cada um. Assume-se então que o património pessoal pode condicionar aspecto práticos da vida quotidiana de cada um, por exemplo: onde vamos jantar, que carro conduzimos, etc.

A ideia

Apostar em melhorar as possibilidades financeiras de cada um, é o mote deste site:

  • quer através de instrumentos de poupança e investimento,
  • quer através de ideias para negócios e até mesmo com artigos informativos sobre as mais diferentes matérias e visões.

Quer queiramos quer não, o património pessoal condiciona tudo, assim aumentando as suas capacidades financeiras irá afectar o seu dia-a-dia de forma positiva. Na adaptação ao mundo moderno capitalista e consumista temos definir o caminho por onde queremos seguir ou de uma forma mais clara: onde quero estar e o que quero ter.

Poucas são as pessoas que podem dar-se ao luxo de pagar a alguém para a gerir os seus bens, vulgarmente esta actividade é feita por gestores de fortunas.

Como nem todos temos possibilidade de dar a gestão dos nossos bens a outros, nomeadamente através de profissionais especializados, exceptuando talvez os fundos de investimento. Temos mesmo que ser nós a tomar a rédea das nossas finanças pessoais e fazer os investimentos que mais nos agradam, dependendo do risco que estamos dispostos a aceitar, assim será o crescimento do património.

Saber investir

A informação e conhecimento têm um papel fulcral na fundamentação e decisão da selecção dos mercados e ou negócios onde queremos ter exposição, quando mais conhecimento um indivíduo possui, maior facilidade terá em avaliar riscos e oportunidades nos negócios e investimentos.

Afinal, ser milionário aos 60 anos pode ser conseguido por qualquer um, contudo nem todos irão conseguir, existe até quem já nasça milionário, mas para o comum dos mortais terá de trabalhar muito, seja por conta própria ou de outrem, e ter também alguma sorte para conseguir atingir o patamar da riqueza financeira. Com feeling e investimentos (ou negócios) acertados podemos contornar a questão da sorte pura, aumentando desta forma as possibilidades de conseguir os objectivos de cada um, sejam eles financeiros ou materiais.

Aqui, vou abordar questões ligadas às finanças pessoais, negócios e investimentos. Nunca esquecendo que tudo começa na poupança.

Pesquisa do blog