Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Fim da venda de publicidade no blog

Os últimos tempos têm sido ricos em tomadas de decisões importantes. Decidi colocar um fim na venda de publicidade no blog. A notícia em si, não é importante para ninguém. No entanto faz sentido explicar as razões que me levaram a tomar a decisão.

Uma das formas mais simples de obter rendimentos na internet é através da venda de publicidade. Pode ser venda directa ou através de parceiros.

Foi a minha forma de obter rendimentos online preferida. Era um modelo de negócio simples. Quando descobri que se podia ganhar dinheiro com publicidade na internet, estudei o assunto. Essa foi a razão de ter investido na internet.

A estratégia era simples: criar sites e blogs e ganhar com publicidade. Os tempos evoluíram, a rentabilização de projectos online através de publicidade é cada vez mais complicada. Continua a ser possível. Ainda obtenho rendimentos da publicidade online, 1/3 em relação ao passado. Pode ser feito, mas esse não será o caminho aconselhado por certo.

Fim da publicidade

O sucesso da rentabilização depende de muitos factores. O investidor.pt viveu tempos bons no passado, através de publicidade contextual. Já no que diz respeito à venda de publicidade directa foi um autêntico fiasco. De qualquer das maneiras, testei. Já há muito que percebi que o blog não era interessante para anunciar. Mesmo quando o investidor.pt tinha mais de 2000 visitas diárias.

Vender publicidade de forma directa não é para todos. Não obtive sucesso. Perdi tempo em conversas com pessoas que acabaram por desistir. Isso não volta a acontecer.

O fim da possibilidade de publicidade directa era inevitável. A eliminação da publicidade contextual está mais relacionado com estratégia, do que pelo decréscimo das receitas, que também aconteceu.

O blog investidor.pt irá ter um papel importante na divulgação do meu novo projecto. O facto de ter algo para vender, é por isso uma boa razão para extinguir essa possibilidade. Utilizar o blog a meu favor.

O retorno será conseguido de outra forma. Através da publicidade directa (publicidade aos meus projectos). Assim, conto com forte motivação para desenvolver o blog e faze-lo crescer em visitas. Pois pretendo melhorar a visibilidade.

Parcerias também se extinguem

Para além da publicidade contextual e publicidade directa, também as parcerias se extinguem hoje.

A ideia das parcerias seria perceber se alguém me iria propor algum negócio interessante ao Nuno. Recebi diversos contactos, mas a história era sempre a mesma. Propostas para ser afiliado. Promover bens e serviços em troca de uma comissão. Não aceitei nenhuma dessas propostas.

Extingue-se a oportunidade de me proporem parcerias, mas continuo interessado em estabelecer parcerias. A diferença é que no futuro serei eu a propô-las .

Artigos patrocinados

Um das formas mais populares da actualidade de obter rendimentos com projectos digitais são sem dúvida os artigos patrocinados. Alguém paga pela publicação de um artigo no site/blogue. Podendo a mesma ser da autoria do dono do blogue. Não é nada de novo. Mas ganhou vida em Portugal nos últimos anos, as “brand stories” ou artigos patrocinados.

Tive algumas propostas de artigos patrocinados no blogue. Declinei todas. Apesar de num determinado momento ter considerado esta hipótese. Pois é uma forma fácil de obter um bom rendimento. Não é o tipo de rendimento que faça parte da minha lista de opções da rentabilização. Peço desculpa aos interessados, foi a pensar nos leitores do blog.

O blog investidor.pt continuará a não ter artigos patrocinados.

Anunciantes de publicidade directa

O facto de não ter tido sucesso na venda de publicidade directa, leva-me a dar mais valor às pessoas que acreditaram em mim. Não tendo infelizmente proporcionado bons resultados, leva-me a lista-los neste artigo.

Os únicos anunciantes do blog foram:

  • Forprint (Tinteiros e toners para impressoras) Nov 2014
  • Borja on stocks (Formação sobre bolsa de valores) Fev/2019

Obrigado por terem investido aqui no blog 🙂

O blog está em transformação. A preparação do futuro é a minha prioridade. A melhoria do blog está bem presente nas minhas listas de tarefas. E vai acontecer.

Utilizar o investidor.pt em meu proveito faz todo o sentido. E é isso que vai acontecer.