Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Existem muitas formas de ganhar dinheiro, mas nem todas são eticamente correctas

Como todos sabemos, podemos ganhar de múltiplas formas, seja através de um salário ou de rendimentos, seja de negócios ou investimentos. Se é verdade que existem formas excepcionais de ganhar dinheiro como jogos de azar ou heranças existem muitas outras formas nada dignas do dinheiro que permitem ganhar.

A importância deste artigo reside na diminuição cada vez maior de escrúpulos e dignidade das pessoas que pelo egoísmo pensam cada vez mais nelas próprias, excluindo-se da sociedade a que pertencem. Fazendo tudo pelo dinheiro, sem olhar a meios para conseguir os seus objectivos financeiros.

Se o contrabando, contrafacção e trafico são formas ilegais de gerar rendimentos que apenas ferem o direito (fuga aos impostos), outras formas são mais mais condenáveis como os furtos, roubos e a extorsão.

Gostaria de lembrar,  que existem muitos milionários ou ex-milionários que fazem ou fizeram as suas fortunas com golpes, onde lesavam todos os outros. Quem não se lembra da formula da valorização de selos, onde milhares de investidores perderam dinheiro. Tudo por que a manipulação do Mercado através da compra massiva e controle do Mercado permitiu atribuir valores que os selos não possuíam.

Se no artigo que falou de esquemas para ganhar dinheiro, onde foram dadas algumas dicas sobre esquemas frequentes, hoje gostaria de lembrar de um esquema muito presente na internet e que se baseia em levam pessoas a investirem no que não conhecem, a ilusão é tanta que muitos vão perder todo o dinheiro que investiram.

O conhecimento é o motor dos investimentos, e se no artigo sobre Forex recomendo  não investir. Aconselho vivamente a não entrar o comum dos investidores, o mesmo se aplica a todos os investimentos que pressupõem a tomada de posições sobre activos, que nunca serão do investidor. Os investimentos de venda ou de compra sobre posições em activos são um mecanismo de protecção de investimentos. Comprar um Warrant Put ou Call sobre uma acção, tem uma maturidade reduzida, por norma inferior a 1 ano, o activo nunca será do investidor. Ou ganha ou perde sobre a valorização da activo subjacente.

Assim todos as plataformas de investimento que têm nascido nos últimos tempos e as quais lançam concursos e passatempos com prémios aliciantes, são um engodo para os menos informados e formulas para enriquecer os seus criadores.

O modo de actuação leva a crer que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro e investir através deste método, desengane-se, pois só especialistas conseguem ganhar dinheiro de forma alheia à sorte através destes instrumentos.

Num investimento directo em acções apenas perde as acções se a empresa for à falência, assim se comprar 1000 acções a 2€ e estas caírem para 1€, mantêm as mesmas 1000 acções até que as venda. Assim as perdas são apenas potenciais.

Para terminar, gostava de aconselhar que apenas se deve investir no que se conhece, e deixar para os profissionais o que não se conhece. Será que faz algum sentido uma pessoa que têm uma discoteca com bastante sucesso e que gera bastante rendimento, pensar em criar um refinaria de produtos químicos, a mim parece-me que não. Mas posso estar errado. Cada um faz o que entende.

Comentários

  1. Pedro Silva diz:

    A educação financeira e a aquisição de conhecimento de forma aprofundada, está na base de muitos investimentos bem sucedidos.

    Saber os pormenores e ter em mente todos os cenários possíveis de um investimento é fundamental e é o que leva alguns a ter sucesso onde outros se recusam a investir ou falham quando o fazem.

    Por isso o trabalho que o nosso amigo Nuno tem feito no seu site, é de extrema importância para a tomada de consciência de muitos dos pormenores em diversos veículos de investimento e para se aumentar as probabilidades de sucesso.

    Bem haja.

  2. Nuno diz:

    Olá Pedro. Obrigado
    Se existem tantas boas oportunidades para investir, para quê ir pelos maus caminhos!
    A ideia é mesmo partilhar ideias e conhecimentos, que espero que possam ajudar as pessoas de alguma forma.

  3. Pedro Silva diz:

    Como Robert Kiosaky diz: É mais fácil enriquecer fora da prisão do que dentro.
    Também sempre preferi negócios mais éticos e dormir descansado.
    A criação de valor para outros é que nos traz riqueza e o sentido de realização é sem duvida compensatório.