Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Encontrar emprego em tempos de crise

A forma mais utilizada e aconselhada para ganhar dinheiro é através de um trabalho assalariado. Quem não possui património vê-se empurrado para o mercado de trabalho por conta de outrem, é a fórmula certa para conseguir capital para satisfazer as suas necessidades.

É também altamente recomendado ter uma experiência no mundo do trabalho antes de iniciar uma actividade por conta própria ou o seu próprio negócio. Uma boa fonte para financiar futuros projectos é através do que se consegue poupar dos salários recebidos.

Nos momentos em que a Economia não está a crescer, é difícil a criação de novos postos de trabalho já que as empresas reduzem investimentos. As organizações ajustam também as condições salariais ao mercado: muitos candidatos = menor retribuição. Assim encontrar um local de trabalho não é fácil nem as condições se auguram promissoras, apesar de haver sempre excepções.

Quem consegue encontrar emprego sem dificuldade

As pessoas com maior nível de competências e conhecimentos ou especialistas não têm dificuldades em encontrar uma colocação e aquelas que provêm de instituições de ensino de renome no mercado estão também em vantagem.  Quem é recém Licenciado em outras instituições tem de se fazer à vida e lutar pelo seu posto de trabalho. O truque é não desistir, podendo até aproveitar para aumentar o seu nível de conhecimentos e competências.

Responder a anúncios através de email pode não ser boa ideia

No mercado de trabalho existem sempre ofertas de emprego, contudo é extremamente difícil conseguir a ambicionada colocação e a razão explica-se num ápice. São milhares  a  concorrer, logo as possibilidades são diminutas, podendo até ser considerada uma sorte ser selecionado para uma entrevista. A razão é simples: com milhares a concorrer as empresas criam contas de email para cada anúncio de trabalho pois como as respostas são em número considerável fica mais fácil a organização das respostas. De todos os emails de resposta ao anúncio apenas serão abertos alguns até conseguirem encontrar o número de candidatos suficientes para o processo de entrevista.

Formas criativas ou não, de responder a anúncios

Responder a anúncios através da internet, com um email deixa de ser viável. Sempre que possível, o recomendado é utilizar o método tradicional enviando a candidatura com a carta de apresentação através do correio.

Emprego para quem quer

A forma que melhores resultados pode oferecer é decerto a entrega em mão de Curricula nas empresas, mais uma vez a deslocação a zonas industriais e/ou de serviços é o ideal. A atitude pode ser o factor chave de sucesso nesta busca. Baixar as expectativas salariais e de funções também ajuda.

Emprego não remunerado

Uma solução para mostrar o valor da pessoa é através de estágios não remunerados, ou oferecendo-se para trabalhar gratuitamente para ganhar experiência ou para mostrar o valor do seu trabalho, na perspectiva de conseguir o tão almejado contrato de trabalho.

As soluções não são muitas por isso há que ir à luta e provar que merece ter uma oportunidade, em casa é que as coisas não acontecem. Quem está em casa e se desmotiva entra num ciclo descendente de energia ou perde o entusiasmo necessário para vencer em alguma entrevista que consiga. A confiança é a palavra chave para passar num entrevista.

Comentários

Os comentários deste artigo estão fechados.