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O efeito da multiplicação. Aumentar rendimentos

Uma ideia que parece simples e que pode funcionar bem, multiplicar a facturação pela quantidade de oferta, contudo nem sempre funciona. O facto de se aumentar a oferta total de serviços ou de produtos nem sempre se traduz num aumento efectivo dos lucros. No artigo foco versus abrangência podem conhecer mais algumas razões porque às vezes é preferível dar foco ao invés de ser abrangente.

Nas contas todos gostamos de multiplicar o que é bom e dividir o que não é tão bom. Assim quando temos lucros pretendemos multiplica-los, quando se têm prejuízos o que se pretende é dividi-los com outros.

O efeito da multiplicação

Uma das estratégias que melhores e piores resultados têm proporcionada a empresas é a da multiplicação, multiplicação de produtos para venda ou até multiplicação de pontos de venda. Ora, o que está na génese deste comportamento empresarial faz algum sentido, se olharmos para o curto prazo, já no longo as conclusões são bem diferentes. Pois por vezes aumentasse também os custos de estrutura o que se pode revelar como perigoso.

Um aspecto também importante, é que se trabalharmos mais horas, teremos também produzido mais. Aumentar os rendimentos pela via do trabalho implica esforço.

No que consiste esta técnica e para que serve?

Resumidamente ao criar novos pontos de vendas estamos a chegar a novos potenciais clientes, logo as vendas tendem a subir. Não foi por acaso que abriram imensas sucursais de bancos um pouco por todo o lado. Captar clientes com base na proximidade. Aumentar o volume de negócios. O pior é que também se aumentam os custos fixos e nem sempre os custos são compensados pelas margens de contribuição das vendas. O famoso ponto crítico das vendas ou break even point.

Também com o aumento da oferta de produtos se pode aumentar o volume de negócios, por exemplo se uma sapataria vender cintos ou malas de senhora, por vezes até funciona bem, contudo o custo de stock aumenta. Mais artigos, mais custos.

Às vezes as coisas funcionam bem, a expansão leva a um efectivo aumento dos resultados

Multiplicação na net

Uma das minhas primeiras ideias para ganhar dinheiro na internet foi baseada nesta técnica, a multiplicação de sites e blogues. A ideia parecia simples, se ganhasse 1 Euro por dia em cada site, apenas precisaria de 100 sites ou blogues para ganhar 100€ dia. O objectivo seria ganhar 3000€ mês.

Se bem o pensei, mais depressa pus mãos à obra, em busca dos rendimentos online. Mas as coisas por vezes são bem diferentes do que idealizamos. Passado algum tempo possuía mais de 60 blogues sobre diversos temas e como a quantidade não é proporcional à qualidade, a equipa de qualidade do Google, penalizou-me diversos blogues. Outro aspecto importante é que não possuía projectos que me pudesse orgulhar e associar ao meu nome.

Esta estratégia revelou-se pouco acertada, não só pelos resultados que foram desastrosos a partir de certo momento, mas também por estar a fazer coisas que não gostava. Portanto foi trabalho em vão pois estes blogues deixaram de ter visitantes vindos das pesquisas do Google e sem visitantes não existem rendimentos. Pensar no curto prazo às vezes é perigoso.

Mais um exemplo

Vejamos um exemplo prático: Recentemente estive num reunião de negócios num escritório de Contabilidade, onde vi uns folhetos de consolidação de crédito e financiamento. Mais um exemplo em que se quer ganhar dinheiro com tudo o que mexe, e depois não se consegue ganhar dinheiro com a actividade principal da empresa, o chamado core business. A especialização é uma das melhores formas de poder “puxar” pelos preços e obter margens de financeiras mais elevadas.

As ideias que tive para ganhar dinheiro na internet, nem sempre tiveram o devido retorno, mas ainda não desisti de obter um rendimento originado em blogues e websites. A grande diferença é que o actual foco é em criar algo de que me possa orgulhar e só depois pensar nas questões monetárias.

As ideias e técnicas do mundo empresarial podem ser transportadas para o mundo online e o inverso também pode produzir bons resultados. Pode no entanto ser necessário fazer alguns ajustes ou modificações nas estratégias.

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