Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Desvantagens de alguns negócios em franchising

Conheça as desvantagens de alguns negócios em franchising

Como vimos no atrás existem muitas vantagens em abrir um negócio em Franchising, contudo existem também alguns problemas, muito derivados da idade do negócio e mesmo das intenções da Marca que está a fazer a sua expansão através deste modelo.

As principais desvantagens que se podem encontrar em alguns franchising:

Marcas recentes e sem reconhecimento

praia ao anoitecerPagar para ser franchisado de uma Marca que tem apenas alguns meses de vida, pode não trazer grandes vantagens, já que no norma essa marca não é conhecida, logo o valor de entrada ou direito de entrada, acaba por não se justificar, apesar de haver também algumas excepções, essas são mesmo poucas.

Modelo de negócio não comprovado

Ora se o negócio é recente, ou tem uma unidade de negócio, como pode ser um negócio comprovado, pouco mais é do que um projecto de investimento com projecções de fluxos de caixa baseados em estudos feitos à medida.

Por vezes as empresas requerem a participação dos franchisados para melhorar o negócio quando este entra em declínio ou mesmo fracasso, paga-se e depois ainda tem de se dar uma orientação à própria marca. Se um negócio não for devidamente comprovado e com provas dadas, o risco de investimento num Franchising dispara.

Taxa de publicidade e Royalties Fixas

Como em todo o lado, existe entidades que querem apenas ganhar dinheiro fácil, as taxas de publicidade e Royalties fixas são disso um exemplo, quem cai nesta armadilha, fica preso a um contrato que pressupõe o pagamento mensal destes valores, mesmo que facture 0 (Zero), ou seja Um custo fixo que asfixia o negócio logo desde os primeiros tempos. Se a marca não tiver uma presença e notoriedade forte no mercado como pode justificar estas taxas fixas? Baseado em Quê? Desconfie sempre que lhe sejam apresentadas estes modelos de negócio.

Liberdade do negócio

O facto de estar ligado a uma Marca através de um contrato, pressupõe seguir determinadas regras e normas impostas pela Marca, logo a liberdade de acção e inovação no seu negócio, fica literalmente reduzido a Zero.

Fornecimento externo de Produtos e serviços

Se este capitulo pode ser uma vantagem do Franchising, também o pode ser uma desvantagem, caso a Marca, negocie com os revendedores e prestadores de serviços directamente e sobre o volume de facturação faça incidir uma margem para si própria, como o franchising não tem espaço de manobra arrisca-se a comprar e pagar acima do custo de mercado. O controle dos fornecedores por parte das Marcas pode ser perigoso.

Pesquisa do blog