Desinvestimento, desinvestir às vezes é uma boa ideia
Saiba porque muitas vezes o desinvestimento é a estratégia certa para obter mais rendimentos. Parar e repensar as estratégias pode ser o melhor caminho
Muito se fala em investir, invista aqui, invista ali, mas por vezes desinvestir pode ser a melhor alternativa.
Reduzir a possibilidade de perdas futuras ou simplesmente manter o negócio sustentável. Podemos encarar o desinvestimento como uma medida para poder manter o negocio e possibilitar o seu crescimento no futuro.
Existem momentos que o melhor investimento é mesmo reduzir ou seja o investimento é feito na sobrevivência do negócio. Como se diz em Gestão é preferível despedir 50% dos trabalhadores e manter a empresa do que entrar em insolvência passado algum tempo originando a extinção de todos os postos de trabalho.
O acto de reduzir exposição pode então ser um acto inteligente de gestão do património até porque se pode sempre voltar a apostar nesse activo no futuro.
Não estamos falar de desistência nem fracasso, pois o desinvestimento deve ser encarado como um acto corrente da gestão de activos, sejam eles quais forem. Pode-se desinvestir em imobiliário e investir em ações ou vice-versa. Equilibrar o portfólio de investimento não pode ser considerada uma acção errada nem má.
Pode-se desinvestir, para transformar activos em dinheiro vivo
Desinvestir pode significar simplesmente reduzir exposição a determinado activo ou negócio. Adoptando políticas de diversificação de património com vista a protegê-lo. O ajustamento de carteiras de investimento requer estar atento e transferir os investimentos de uma oportunidade para outra, assim quando se sai de um activo está-se a desinvestir, reinvestindo num outro activo ou sector.
Também é preferível reduzir a exposição a determinados investimentos salvaguardando o equilíbrio financeiro familiar, criando bases para poder investir noutros sectores.
Ainda sobre o desinvestimento, pode ser apenas uma reestruturação das finanças pessoais.
Os meus desinvestimentos
A ideia deste artigo surgiu porque estou a desinvestir de algum modo na internet, após ter mais de 400 domínios de internet. Tenho agora pouco mais do que 300 e estou decidido a reduzir até aos 200. Assim apenas pretendo renovar os melhores 200, os restantes ficaram novamente disponíveis para registo.
Decidir quais os que devo manter nem sempre é fácil, pois aquando do seu registo vi neles utilidade ou potencial de desenvolvimento. Reduzir o número de domínios pode não ser muito fácil até porque surgem sempre novas oportunidades e a vontade de registar novos é imensa.
Ficar com 200 domínios requer um investimento em renovações na ordem do 1000 Euros! Vistas as coisas pelo lado positivo, poupo mais de 500 Euros/ano em renovações e fico com uma selecção dos meus melhores domínios de internet !