Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Definição de Marketing

Para melhor compreendermos o Marketing há que ter noção e conhecimento da sua definição. A palavra Marketing provém da junção de duas palavras inglesas: “market” e “ing”, mercado e acção/movimento, então podemos definir o Marketing como o mercado em movimento, existem quem entenda Marketing como comercialização.

Já muitas definições de Marketing foram apresentadas, eu evidencio as duas que mais gosto:

“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” Segundo Philip Kotler

“O produto certo, no lugar certo, na altura certa, pelo preço certo” Autor desconhecido, para mim.

Existem algumas confusões em relação ao Marketing, pensado que ele existe para vender produtos, o que não é verdade para alguns autores, que passo a citar:

“A venda foca as necessidades do vendedor, o Marketing, as necessidades do comprador” segundo: Theodore Levitt

“O objectivo do marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer muito bem o cliente, que o produto ou serviço se vende por si próprio” segundo: Peter Drucker

O Marketing procura satisfazer necessidades, oferecendo produtos e serviços que tenham procura, esta é a minha.

  1. H.Canais diz:

    “O produto certo, no lugar certo, na altura certa, pelo preço certo”, não me parece tão desconhecido assim.

    No Wikipedia diz que “produzir o produto certo, pelo preço certo, para o mercado certo, na altura exata” é de ARAÚJO, M. D., Tecnologia do Vestuário, Lisboa, FCG, 1996

    Quem copiou a quem?

  2. Nuno diz:

    Olá Helder
    Obrigado pelo seu comentário.
    Sinceramente não sei quem copiou quem. As definições de Marketing que encontrei estão dentro de aspas, logo não fui eu que as criei. Os autores são referenciados, com excepção de uma definição em que não consegui apurar o autor e por isso disse ser desconhecido.
    Para saber mais definições sobre Marketing: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing

  3. Elisa diz:

    Muito boa noite Nuno,
    Gostei do artigo e se me permite só acrescentaria mesmo que o Marketing, como processo de gestão, satisfaz necessidades, desejos e demandas, articulando esta procura com a oferta de produtos, serviços, ideais, ideologias, etc… e que, habitualmente, tudo acontece num mercado por meio de trocas, sobretudo transacções, em que ambas as partes ficam satisfeitas e nunca em situação pior do que o estado de carência anterior à transacção, caso contrário ou o cliente/consumidor/cidadão não fica satisfeito ou a organização/empresa/partido político não obtém retorno/lucro.
    A frase: “O produto certo, no lugar certo, na altura certa, pelo preço certo” não é uma definição de marketing, mas o conceito inicial de marketing-mix, que hoje em dia se encontra muito mais evoluído, para além dos 4 P`s.
    Muito sucesso para o seu projecto.

    • Nuno diz:

      Olá Elisa
      Muito obrigado pelo comentário e opinião.
      O Marketing pode ser definido de muitas formas 😉
      O artigo já conta com algum tempo, na altura as minhas aptidões para a escrita não eram das melhores ;-(
      Votos de sucesso