Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Crowdfunding e crowdsourcing. Utilizar a multidão para conseguir recursos

O conceito de utilizar a multidão para conseguir recursos já existe há muito, mas hoje está cada vez mais aprimorado e utilizado. Mas não podemos esquecer que estes conceitos já existem, por vezes não é fácil perceber quem os utiliza.

Os 2 conceitos que vou abordar o crowdfunding e o crowdsourcing utilizam a mesma técnica, ou seja baseiam-se na utilização de um conjunto alargado de pessoas para conseguir atingir determinado objectivo, conseguindo desta forma obter recursos sem custos.

Grão a grão enche a galinha o papo

Este pensamento popular está por detrás da construção de muitos projectos. E estes conceitos de angariação de recursos utilizam-no de forma exímia, muitas vezes as pessoas nem percebem que tudo tem implicações financeiras e que alguém está a ganhar dinheiro com a sua  participação. Praticamente ninguém faz nada de graça, expecto a multidão, ou um conjunto indeterminado de pessoas. História de 1 ou 5 Euros a cada um pode tornar pessoas milionárias, se todos os portugueses depositassem 5 Euros numa conta, o que custava pouco a cada um, criavam um milionário. O pouco multiplicado por muito dá muito.

Parecendo estes conceitos novos, eles nada têm de novo, associações e fundações utilizam esta forma de captar recursos há anos em Portugal e também no mundo. A angariação de doações e o voluntariado são por assim dizer uma aproximação a estes conceitos.

Crowdfunding

Crowdfunding é um mecanismo para obter financiamento onde pessoas fazem pequenas doações com vista a concretização de uma ideia ou projecto. Baseia-se na disponibilidade e boa vontade das pessoas para suportarem projectos alheios. É um sistema de financiamento colectivo, que se baseia na apresentação de pequenos projectos e em que se apela ao cidadão comum para dar um pequeno contributo financeiro, por vezes existe uma recompensa. 

Crowd significa multidão e funding significa financiamento, assim se muitos contribuirem com pouco pode dar um forte empurrão a pequenas iniciativas empreendedoras.

Sites de crowdfunding

Em Portugal existem 2 sites onde se desenvolve a actividade de Crowdfunding, a PPL e a Massivemov. Sendo ambos ainda recentes contam já com alguns projectos a concurso. O financiamento colectivo acessível a empreendedores portugueses e tentando atrair multidões portuguesas.

Penso que o  primeiro website mundial que surgiu com este conceito foi kickstarter, tendo sido visto como algo de revolucionário na forma de captação de financiamento para ideias de negócio. Até o nome está bem visto, pontapé de saída, e transformar uma ideia num negócio.

Crowdsourcing

A contratação de pessoal e serviços a custo zero. Crowd significa multidão e sourcing significa fonte que origina produção. A multidão produz para determinada entidade. Um serviço que utiliza este sistema de produção é a Wikipédia, a troco do conhecimento da população mundial criou um website de categoria mundial, onde o conteúdo é colocado por todos e para benefício de todos. A ideia será sempre ter por trás uma missão nobre que possa levar as pessoas (multidão) a participar.

“O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam os seus momentos ociosos para criar a colaboração.” – Wikipedia

Estes conceitos podem ser utilizados de forma nobre com espírito de ajuda e de comunidade, contudo isso é cada vez mais difícil, pois cada um tem os seus objectivos e a sua individualidade. A ética é fundamental para gerir este tipo de projectos, pois exige-se algum respeito pelos participantes e contribuintes.

Nos 2 conceitos abordados pudemos verificar como se pode captar recursos financeiros e recursos humanos (produção ou trabalho), faltará por ventura um outro “crowdstuff”, onde a multidão participa com objectos para um bem comum.

Comentários

  1. Luis marques diz:

    Boa tarde sr Nuno Casimiro
    preciso da sua ajuda nuns pequenos investimentos, seria possível ajudar me um pouco sobre este assunto mais em particular? Pois a situação está um pouco caricata.
    obrigado