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Criação de negócios com base na pirâmide das necessidades.

Saiba como pode desenvolver negócios e criar empresas com base no tipo de necessidades dos clientes

A pirâmide de hierarquia das necessidades de Maslow é um bom ponto de partida para várias actividades, onde se destaca o Marketing. Utilizar a pirâmide de Maslow para segmentar negócios ou ideias de negócio, parece-me uma ideia diferente de olharmos para esta pirâmide e assim perspectivar um futuro negócio. Através dela podemos recolher ideias para o posicionamento do negócio, se queremos ser abrangentes ou por outro lado ser selectivos e escolher as necessidades que vamos satisfazer no cliente. Todas as ideias são possíveis, esta é só mais uma forma de olhar para esta teoria e retirar o que queremos.

A pirâmide original é composta por 5 níveis de necessidade

  1. Necessidades básicas ou de sobrevivência
  2. Necessidades de segurança
  3. Necessidades de relacionamento
  4. Necessidades de Auto-estima
  5. Necessidades de auto-realização

Com base na teoria de Maslow, cada indivíduo só sobe um nível na pirâmide após a realização da necessidade anterior, por exemplo uma pessoa que não come há 48 horas não dará importância ao facto de estar penteado ou não. A cada estádio está relacionado a com a satisfação da necessidade anterior.

Assim encontrar ideias de negócio relacionadas com a pirâmide traduz-se numa visualização, onde podemos identificar margens de lucro e também quantidades vendidas por categoria de produtos.

Assim os artigos de luxo são vendidos em pequena quantidade porque poucos têm necessidade desses bens e possuem uma grande margem de comercialização, pois quem tem essa necessidade deverá ter suporte  financeiro para possuir o bem.

Nos patamares inferiores, podemos encontrar bens de grande consumo e que são produzidos em larga escala, podendo por isso concorrer pelo preço.

Ideias para criação de negócios com base na pirâmide de Maslow , aplicação:

Patamar 1

Negócios relacionados com a alimentação, vestuário, saúde , higiene, sexo ou  habitação, seja o fabrico, a revenda ou prestação de serviços nestes domínios. Os bens comercializados caracterizam-se por estarem disponíveis para uma grande parte da população e terem também grande consumo ou utilização. Todos precisamos de beber líquidos, como a água, e de nos  alimentar todos os dias o que significa que estar neste mercado garante que existirá sempre procura. Alguém vai ter de vender os alimentos e/ou as refeições.

Patamar 2

Para além dos óbvios serviços de segurança, como alarmes e vídeo vigilância, podemos encontrar neste patamar produtos que visam a segurança financeira das pessoas, como os seguros de vida, seguros de acidentes pessoais, contas a prazo ou planos poupança reforma, todos os produtos financeiros que visem e permitam constituir poupança para o futuro podem satisfazer as necessidades de segurança financeira. Por isso é tão importante investir para ter segurança financeira!

Patamar 3

O relacionamento, como a afectividade pode gerar muitos negócios, que vão muito para além das agências matrimoniais pois todo o tipo de relacionamento social é incluido neste degrau. Alguns exemplos (fabrico / produção / venda): postais, flores, presentes, viagens românticas, imagem e estética, entregas ao domicílio, sites de relacionamento, redes sociais, jóias, serviços ligados ao matrimónio, fotografia, catering, vestuário, etc

Patamar 4

O patamar onde se pode satisfazer qualquer desejo material, aqui o mais difícil é arrancar um elogio ou um menção honrosa, precisamente o que mais é valorizado neste estado de necessidade. Os negócios que podem vir a responder e colmatar esta necessidade podem ser: coaching pessoal, criação de clubes privados, festas exclusivas, organização de eventos, etc.

É neste capitulo que podemos considerar produtos como os carros mega rápidos como porches e Ferraris, motos e outros objectos que para além de proporcionarem satisfação pessoal podem ser também ilustrativos de sucesso da pessoa ao nível financeiro ou outro.

Patamar 5

A auto-realização é um estado pleno de bem com a vida, assim alguns dos aspectos que são valorizados têm ordem moral e espiritual, nesta fase pode-se encontrar apetência pela religião ou outros conceitos de realização pessoal. Como vamos ser lembrados depois de morrer pode ser um dos caminhos para o qual podemos proporcionar ideias para negócios, seja através de conceitos de edição e publicação de livros, formação em artes, e outros negócios ligados à indústria da criatividade.

Um caso em que uma categoria de produtos pertence a um patamares diferente são os produtos gourmet (alta qualidade), satisfazem um necessidade básica, e ao mesmo tempo podem ser considerados produtos de luxo. Todos os bens visam colmatar uma necessidade.

Para finalizar, e na minha opinião pessoal, esta teoria aplica-se na maioria das situações, contudo pode haver pessoas que não tenham determinadas necessidades ou saltem patamares, por exemplo a compra de um automóvel acima das possibilidades financeiras do proprietário, pode originar dificuldades em comprar alimentos ou preservar a vida financeira para o futuro.

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